Projeto vai levar ações da Vigilância Sanitária a todos os bairros de Oeiras

Técnicos da Vigilância Sanitária de Oeiras apresentaram nesta quinta-feira, 16, ao prefeito José Raimundo Lopes, um projeto que propõe levar as ações da VISA a todos os bairros da cidade. Denominando “Vigilância Itinerante”, o projeto foi elaborado pela fiscal sanitária, Albina Brandão Neres, para promoção de ações capazes de eliminar, diminuir e prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes da produção, circulação de bens e da prestação de serviços.

“Queremos levar ao conhecimento de toda a população, a importância da Vigilância Sanitária no momento da regularização dos serviços e produtos, sujeitos a atuação da VISA (Vigilância Sanitária de Oeiras). Somente com a parceria da população e dos donos de estabelecimentos, conseguiremos desenvolver nosso trabalho da melhor maneira possível”, comenta Albina Neres.

O Vigilância Itinerante planeja realizar inspeções sanitárias educativas em todos os bairros de Oeiras. A intenção é que, durante o tempo de inspeção, fiscais da VISA fiquem à disposição da comunidade nas Unidades Básicas de Saúde para esclarecimento de dúvidas e averiguação de denúncias. “Esse projeto possibilitará o reconhecimento da VISA não apenas como um órgão fiscalizador, normativo e punitivo, mas, sobretudo, como um órgão que possibilita, através da educação e informação a promoção da saúde em conjunto com a comunidade”, acrescenta a fiscal sanitária.

Na reunião – que contou com a presença da equipe técnica da Vigilância Sanitária de Oeiras, da secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas; do secretário de Obras, Luiz Fernando Costa e do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Juvenal Antônio – também foram debatidos outros temas, como: licenciamento sanitário, regulação de criatórios de animais do período urbano, criação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e implantação do ICMS Ecológico.

 

 

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *