Prefeitura de Oeiras realiza entrega de tablets para Agentes Comunitários de Saúde

A Prefeitura de Oeiras deu mais um importante passo para a informatização da Rede Municipal de Saúde. Nesta terça-feira, 03, o prefeito José Raimundo e secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, entregaram tablets para uso diário dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) das equipes de Saúde da Família que atuam nos bairros Canela e Rodagem de Picos.

Os tablets serão utilizados no cadastro e atendimento da população, promovendo a integração da tecnologia móvel para agilizar as ações desenvolvidas pelos agentes no trabalho de campo. A ação está alinhada com a proposta geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde e com a proposta da Prefeitura, que entende que a qualificação da gestão da informação é fundamental para melhorar o atendimento à população.

“Formalizamos a entrega de um instrumento de trabalho, os tablets, para os Agentes Comunitários de Saúde para as equipes da Rodagem de Picos e Canela. O município vem se organizando, no sentido trabalhar a informatização de todos os estabelecimentos de saúde, como uma forma de melhor organizar o serviço, agilizar o atendimento e termos uma melhor qualidade nas informações que são captadas pelos profissionais. É um trabalho de campo que eles já fazer e isso vai dar celeridade e mais clareza no resultado dos trabalhos que eles vêm desenvolvendo juntos às famílias”, argumenta Auridene Freitas.

A perspectiva para 2020 é ampliar a implantação da tecnologia digital para todas as UBSs e equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Oeiras. “A proposta do município é descentralizarmos cada vez mais, no sentido de fecharmos 100% das equipes de PSF (Programa Saúde da Família). A partir de 2020, temos o entendimento com a Administração de avançarmos nesse processo de informatização de todas as outras Unidades Básicas de Saúde”, finaliza a secretária municipal de Saúde.

O prefeito Zé Raimundo destaca que os agentes de saúde são o elo entre a equipe da Unidade Básica de Saúde e a população local e que o uso dos tablets vai otimizar o trabalho de campo, facilitando a coleta de dados pelos profissionais. “Esse instrumento vai facilitar o trabalho dos profissionais, tornando a atividade dos Agentes Comunitários de Saúde mais eficiente e qualificado”, frisa.

Capacita ACS

Desde setembro deste ano, os agentes estão sendo capacitados para o manuseio correto dos equipamentos de informática e uso da plataforma digital do Ministério da Saúde, o e-SUS. Através do curso Capacita ACS, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, os profissionais passam por um processo de aperfeiçoamento em informática básica, com o objetivo de qualificar os processos de trabalho para atuarem com as equipes multiprofissionais, que desenvolvem ações de cuidado e promoção à saúde, registrando no sistema e-SUS dados sobre as visitas domiciliares realizadas suas áreas de atuação.

O e-SUS é uma plataforma eletrônica do Ministério da Saúde para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde. A estratégia e-SUS faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *