Oeiras tem dia D de vacinação contra o sarampo neste sábado (26)

Neste sábado, 26, acontece o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, em Oeiras. O público-alvo são crianças de 06 meses e menores de 05 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), como recomenda o Ministério da Saúde.

A data é uma mobilização para estimular pessoas a se imunizar contra o vírus, cujos casos vêm crescendo no país nos últimos meses. O objetivo é atualizar o cartão de vacina com a tríplice viral que, além de proteger contra o sarampo, é eficaz contra rubéola e caxumba.

O dia D acontece das 8h às 17h. Vários postos estarão disponíveis para vacinação em toda a zona urbana da cidade – Unidades Básicas de Saúde (UBS): Rodagem de Picos, Pedro Barbosa (Centro), Hailton Alves (Rosário), Canela, Jureminha, Oeiras Nova, Rodagem de Floriano, Gerardo Magela (Várzea) e Ponto de Atendimento da Escola Cebolinha. Os pais devem levar o cartão de vacinação das crianças.

Sobre a doença

Causado por um vírus, o sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. A transmissão ocorre por via aérea, ou seja, quando a pessoa infectada tosse, fala ou respira próximo de outras pessoas.

Mesmo quando o paciente não vai a óbito, há possibilidade de a infecção ocasionar sequelas irreversíveis. Quando a doença ocorre na infância, o doente pode desenvolver pneumonia, encefalite aguda e otite média aguda, que pode gerar perda auditiva permanente.

Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza (nariz escorrendo ou entupido) e mal-estar intenso. Quando o quadro completa de três a cinco dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas do paciente.

Recentemente, o Brasil perdeu o certificado de eliminação da doença.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *