Oeiras sedia oficina de formação de tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil

Oeiras sediou, durante os dias 25 e 28 de abril, a Oficina para formação de tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Realizada pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado da Saúde e com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, a oficina aconteceu no plenário da Câmara Municipal.

O objetivo é incentivar a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável para crianças menores de 2 anos no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, contribuindo assim para a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância. O público-alvo da capacitação foram profissionais das secretarias de saúde dos municípios que compõem o território Vale do Canindé. “Todos saem daqui como tutores, aptos a trabalharem na unidade de saúde, tanto junto aos profissionais, quanto ao público. O propósito é prevenir o aparecimento do sobrepeso e obesidade, que têm crescido muito no Brasil e no nosso Estado”, afirma Cassandra Muniz, nutricionista da Sesapi.

A secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, destaca que Oeiras é referência nos em políticas voltadas para a saúde da criança.“Acreditamos nesse processo de qualificação profissional que possa trazer avanços e impactos positivos para nosso município. Já somos, na verdade, referência em ações voltadas para a criança no Estado do Piauí, através de várias outras experiências que já tivemos oportunidade de apresentar em nível de estado e nacional. Isso só nos motiva a cada vez mais enriquecer e fortalecer essas ações voltadas para uma das áreas que o Ministério da Saúde solicita”, pontua Auridene Freitas.

A gestora menciona também a relevância da oficina para a qualificação dos profissionais de saúde do município. “São ações voltadas para saúde da criança, que já acontecem dentro do município, e que a partir de agora nós teremos uma segurança muito maior no desenvolvimento delas, trabalhando de forma mais rica após esse processo de qualificação de tutores. O município de Oeiras hoje tem tutores qualificados no processo de intensificação desse trabalho, que será multiplicado para outras equipes da cidade e do interior”, acrescenta a secretária.

Além dos conhecimentos teóricos, a oficina desenvolveu atividades práticas, realizando treinamentos nas unidades básicas de saúde dos bairros Rosário e Oeiras Nova e no povoado Contentamento. “Nosso propósito é sempre avançar, e a qualificação desses profissionais é um ganho enorme para o município de Oeiras. Ações como esta potencializam a melhora da qualidade da saúde oferecida à população do nosso município”, observa o prefeito José Raimundo Lopes.

Foram formados 14 novos tutores através da oficina. Dos 14 municípios que integram o Vale do Canindé, apenas dois, além de Oeiras, participaram da capacitação – Isaías Coelho e Santo Inácio. Os outros não enviaram representação.

A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) foi lançada em 2012 pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) e da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno e a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar, e tem como objetivo qualificar profissionais de saúde da Atenção Básica.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *