Oeiras promove 6ª Conferência Municipal de Saúde dias 03 e 04 de abril

‘Democracia e saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS’. Este é o tema da 6ª Conferência Municipal de Saúde de Oeiras, que vai discutir as políticas públicas e estratégias que vão nortear as ações na área da saúde. Promovida pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, a conferência acontece dias 03 e 04 de abril, no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes.

Realizada a cada quatro anos, a Conferência conta com a participação da população em geral, entidades ligadas à área da saúde, gestores e prestadores de serviços em saúde. O evento propicia a avaliação, discussão e análise do resultado das ações e serviços prestados pela rede de saúde e será um amplo e democrático espaço em torno de propostas e estratégias, debatidas através de palestras, mesas redondas e painéis. Três eixos temáticos serão debatidos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do SUS e Financiamento do SUS.

A etapa municipal vai preparar propostas para serem enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à nacional, bem como eleger os delegados que representarão o município de Oeiras. Esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou as pré-conferências, que serão realizadas pelas 14 equipes da Estratégia Saúde da Família até o dia 22 de março. O objetivo é avaliar o andamento das ações de saúde e propor melhorias.

Durante as pré-conferências serão escolhidos 73 delegados municipais – 50% de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 25% de trabalhadores em saúde e 25% gestores e prestadores de serviço – para participação na Conferência Municipal, quando serão eleitos 08 delegados para a Conferência Estadual.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *