Oeiras abre Outubro Rosa e intensifica ações de prevenção do câncer de mama e colo do útero

O município de Oeiras abriu oficialmente na manhã desta quarta-feira, 09, a programação da campanha Outubro Rosa, mês de prevenção do câncer de mama e de colo do útero. O lançamento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e reuniu dezenas de profissionais da saúde – médicos, enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde, técnicos de enfermagem e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – e agentes do CredAmigo do Banco do Nordeste, instituição que apoia a iniciativa.

Dentro da campanha, a Semusa está desenvolvendo o projeto Rota Rosa, que contemplará mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos, garantindo o translado semanal para a realização de exames de mamografia no município de Picos. “Este ano, estamos com uma proposta diferenciada, em virtude da dificuldade do acesso à mamografia na nossa região de Saúde, não só para o município de Oeiras, mas todos que fazem o Vale do Canindé. Temos uma dificuldade muito grande de ter a oferta do serviço dentro de uma rotina. Essa discussão vem acontecendo junto à Secretaria de Saúde do Estado no intuito de sanar esta problemática. Ano passado, contratamos um prestador de serviço e trouxemos a carreta da mamografia para Oeiras, atendemos toda a demanda que tínhamos no município, devolvemos o resultado dos exames para elas, diagnosticamos algumas situações e encaminhamos esta mulher para a rede, onde ela tem toda a assistência após o diagnóstico positivo”, comenta Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde.

“Ainda, infelizmente, não temos a mamografia dentro do município de Oeiras, mas fizemos uma pactuação com o município de Picos e as mulheres serão referenciadas, após agendamento prévio realizado a Secretaria de Saúde. Elas serão transportadas em duas vans disponibilizadas pelo município. A proposta é intensificar as ações nos meses de outubro, novembro e dezembro, para que tenhamos condições de atender com a oferta de exames de mamografia toda a demanda, que estimamos ser de cerca de 400 mulheres”, explica a secretária. Para participar, a usuária deve apresentar a requisição de exame feita pelo médico ou enfermeiro, cartão do SUS, RG e comprovante de residência.

No turno da tarde, médicos e enfermeiros da Atenção Básica participaram de uma oficina de qualificação profissional sobre rastreamento e detecção precoce do câncer de mama e colo do útero. O momento foi conduzido pelo médico ginecologista e obstetra, Jefferson Nunes, e teve a participação de acadêmicos do curso de Medicina do Campus de Picos da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A programação da campanha Outubro Rosa segue até o final do mês nas Unidades Básicas de Saúde das zonas rural e urbana, com diversas atividades – rodas de conversa sobre Saúde da Mulher, consultas especializadas, solicitação de mamografias, reforço das coletas e citologia (conforme protocolo), oferta de testes rápidos – sífilis, Hepatite B e C –, consultas de enfermagem para realização de testes clínicos das mamas (conforme protocolo) e grupos de Educação em Saúde.

Confira a programação e fotos da abertura da campanha Outubro Rosa:

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *