Experiência exitosa de Oeiras em Saúde do Homem ganha destaque em seminário internacional

Oeiras foi um dos municípios convidados para o Seminário Internacional de Saúde do Homem na Tríplice Fronteira, realizado entre 25 e 27 de setembro, pela Itaipu Binacional e Grupo de Trabalho Itaipu Saúde, em Foz do Iguaçu (PR). O intercâmbio contou com a participação de profissionais de Saúde da Argentina, Brasil e Paraguai, países que compõem a Tríplice Fronteira.

O evento teve como objetivo articular, planejar e fomentar ações mais integradas relacionadas à saúde do homem, diante das diferenças regionais, e ainda, capacitar os gestores e profissionais da saúde, incluindo agentes comunitários de saúde, sobre as temáticas ligadas ao cuidado em saúde para o público masculino.

Do Brasil, apenas as cidades de Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Oeiras apresentaram experiências exitosas no seminário. Na oportunidade, a enfermeira Alexsandra Fontes, coordenadora de Saúde do Homem e da Mulher da Secretaria de Saúde de Oeiras, proferiu palestra sobre a experiência bem sucedida do município no cuidado com a saúde masculina, através do Pré-Natal do Parceiro.

“Apresentei nossa experiência exitosa, destacando as estratégias que o município de Oeiras utiliza para atrair e cuidar da saúde do homem. Destaquei também o trabalho das Equipes de Saúde da Família que, com o apoio da gestão, têm conseguido desenvolver ações de promoção e prevenção para a saúde masculina”, pontua Alexsandra Fontes.

Implantado em Oeiras desde o ano passado, o Pré-Natal do Parceiro incentiva e orienta o público masculino a participar desde o planejamento reprodutivo do casal, passando pela fase do pré-natal, parto e atenção à criança, por meio da realização de exames de rotina, de testes rápidos, da atualização da carteira vacinal e da participação nas atividades educativas oferecidas nos serviços da Atenção Básica de Saúde.

Após a palestra, Alexsandra Fontes também participou de uma mesa redonda sobre o tema, com profissionais brasileiros e representantes dos governos argentino e paraguaio. Os ministros da Saúde da Argentina e Paraguai e do coordenador nacional de Saúde do Homem do Governo Federal brasileiro participaram das discussões.

Com a apresentação no seminário, o trabalho do município de Oeiras na implantação e condução do Pré-Natal do Parceiro ganha repercussão internacional, servindo de modelo para o Brasil e outros países. O projeto foi vencedor da Mostra de Experiências Exitosas “Piauí Aqui Tem SUS”, em Teresina; e finalista da “Mostra Brasil: Aqui tem SUS”, realizada em Brasília, em julho deste ano.


Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *