Campanha de vacinação contra gripe será aberta dia 04 de maio em Oeiras

Será aberta oficialmente no dia 04 de maio a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, em Oeiras. A abertura acontece no Clube da Melhor Idade, às 09h, com a vacinação de idosos e servidores do clube. Seguindo o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) já está realizando, desde a última terça-feira, 18, a vacinação de profissionais de saúde.

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos, profissionais da saúde, pessoas privadas de liberdade, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade são o público-alvo da vacinação, que é contraindicada para quem tem alergia severa a ovo.

A novidade, este ano, é a inclusão dos professores da rede pública e privada – em atividade dentro de sala de aula – no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS. A campanha vai até 26 de maio e o dia “D” de mobilização nacional está marcado para o dia 13 de maio.

A coordenadora municipal do Programa de Imunização, Júlia Sene, diz que a meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 90% da população inclusa no público alvo da campanha. “Essa campanha é relevante, a partir do momento que podemos prevenir o público de adquirir a gripe e consequentemente seu agravamento, que pode levar até ao óbito. É nossa meta vacinar pelo menos 90% desses grupos”, estima a coordenadora. A vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde.

Veja o cronograma e quem recebe a vacina pelo SUS

  • Profissionais da saúde – 18 a 27 de abril
  • Idosos e crianças de 6 meses a menores de 5 anos – de 08 a 12 de maio
  • Gestantes – de 15 a 19 de maio
  • Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto) – de 15 a 19 de maio
  • Pessoas privadas de liberdade – 18 de maio
  • Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade – de 15 a 19 de maio
  • Professores de escolas públicas ou privadas – de 22 a 25 de maio

 

 

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *