Agentes comunitários de saúde recebem novos uniformes em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), efetuou na manhã desta quinta-feira, 18, a entrega de novos kits de uniformes para os agentes comunitários de saúde que atuam na Atenção Básica do município.

O ato aconteceu no auditório da Semusa e contou com a participação do prefeito José Raimundo e da secretária Auridene Freitas. Os kits são compostos por duas camisetas, colete, botas e bolsas.

Durante o evento, o prefeito destacou a importância dos agentes comunitários de saúde para a Atenção Básica. “Uma saúde preventiva é melhor que uma saúde curativa”, resume José Raimundo. Atualmente, o municípios de Oeiras conta com 90 agentes, divididos em 14 equipes, nas zonas rural e urbana.

A Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, abrangendo a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. O trabalho é realizado por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Esses materiais servem para que os agentes comunitários de saúde trabalhem com mais segurança e com a identificação adequada, dentro das regiões de saúde que competem a cada um. Reforçamos, com isso, o processo de motivação destes profissionais, para que possamos desenvolver um bom trabalho, ombreados com a gestão, e reconhecendo a importância dos agentes”, pontua a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas.

Entrega de cadeira de rodas

Antes de participar da entrega dos novos uniformes, prefeito e secretária realizaram a entrega de uma cadeira de rodas, no Bairro Oeiras Nova. O equipamento foi feito sob medida e vai proporcionar mais mobilidade, conforto e qualidade de vida para o beneficiário, Vinícius, de 10 anos, que possui necessidades especiais.

A mãe dele, Eveline Lima, relata que há algum tempo o menino já não se sentia mais confortável na antiga cadeira. “Só tenho a agradecer, a cadeira antiga estava pequena e sem estofado”, comenta Eveline.

A cadeira foi adquirida no âmbito do programa Passo à Frente, desenvolvido através da parceria entre Governo do Estado, por meio das Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), e Prefeitura de Oeiras, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde. Auridene Freitas ressalta que as ações do programa acontecem de maneira permanente no município.

 

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *