Saúde promove ações para logística reversa de resíduos de medicamentos em Oeiras

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Assistência Farmacêutica, está dando continuidade à implementação da Logística Reversa de Resíduos de Medicamentos no município de Oeiras. O objetivo é promover o descarte adequado de medicamentos vencidos ou em desuso e alertar a população sobre os riscos da automedicação. Através do projeto, são realizadas atividades educativas dentro das estratégias de Saúde da Família das zonas urbana e rural do município.

Com isso, a Assistência Farmacêutica em parceria com a Vigilância Sanitária realizam periodicamente a mobilização dos agentes comunitários de saúde para incentivarem os usuários sobre a importância de encaminhar para a Unidade Básica Saúde (UBS) de referência os medicamentos que não estão mais sendo utilizados.

A ação visa, ainda, reduzir os impactos à saúde humana e ao meio ambiente, decorrentes do ciclo de vida dos produtos, além de conscientizar a população sobre o uso racional dos medicamentos e descarte adequado. Os postos de coleta estão disponíveis nas UBS de todo o município.

Os medicamentos têm substâncias que podem ser tóxicas ou se tornar tóxicas após a sua decomposição. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta, a sustentabilidade ambiental e a restituição dos resíduos para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *