Saúde lança campanha de vacinação contra a Gripe no Clube da Melhor Idade em Oeiras

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação do Programa de Imunização, lançou oficialmente nesta quinta-feira, 25, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, em Oeiras. A imunização foi iniciada no dia 10 de abril e segue até 31 de maio. O “Dia D” da vacinação será no sábado, 04 de maio, quando as unidades de saúde funcionarão das 8h às 17h.

O público-alvo da campanha abrange gestantes, crianças de 06 meses até menores de 06 anos, idosos com 60 anos ou mais, mulheres com até 45 dias pós-parto, trabalhadores da saúde, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, pessoas com doenças crônicas, população carcerária e funcionários do sistema prisional, professores de escolas públicas e particulares, policiais civis e militares, bombeiros e Forças Armadas.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, a meta do município é imunizar 90% dos grupos prioritários. “Esta é a décima abertura que fazemos no Clube da Melhor Idade, nesta campanha que tem o idoso como um dos grupos prioritários. Hoje fazemos o lançamento oficial da campanha, que teve início no município de Oeiras desde 10 de abril. A vacina não é aberta à toda a população, recebemos um quantitativo de vacinas que é direcionado apenas aos grupos prioritários. Se fizermos uma abertura para atender outro grupo, vamos estar comprometendo o que é priorizado pelo Ministério da Saúde”, explica a gestora.

Na zona urbana, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Rodagem de Picos, Jureminha, Canela, Oeiras Nova, Pedro Barbosa (Centro), Hailton Alves (Rosário), Geraldo Magela (Várzea) e Paulo de Tarso (Rodagem de Floriano). Na zona rural, a vacinação acontece dentro do cronograma de ações das equipes da Estratégia Saúde da Família. Para se vacinar, é preciso levar documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS.

“A vacina é a forma mais eficaz de prevenir. A gripe por si só não é problema, o problema é a consequência da gripe. Num idoso, numa criança, numa gestante, que estão com sua saúde fragilizada pode desenvolver uma pneumonia, que pode levar ao óbito e causar muita tristeza. É importante que todos estejam imunizados”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo.

Além dos idosos do Clube da Melhor Idade, foram imunizados no lançamento da campanha: alunos da Creche Mãe Tança, localizada no Bairro Várzea e representantes dos profissionais de saúde, professores e gestantes.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *