Referência para o Vale do Canindé, CTA/SAE de Oeiras realiza 300 atendimentos mensais

Completando três anos de atuação, o Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada em IST/AIDS e Hepatites Virais (CTA/SAE) de Oeiras atende, mensalmente, cerca 300 pessoas e desponta como referência em atendimento especializado no Território Vale do Canindé.

“Os atendimentos incorporam todos aqueles pacientes que vêm em busca de informações, testes rápidos e aqueles que, sabidamente, já são portadores de alguma enfermidade e são acompanhamos por nós. Então, a movimentação mensal aqui chega em torno de 300 pessoas, que passam por aqui para fazer uso do serviço do CTA”, afirma o médico infectologista, Luciano Mourão.

O Centro presta serviços na área da saúde, com ações de promoção e prevenção do diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). “Nesses serviços, é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C, gratuitamente, assim como diagnóstico de outras ISTs. “Nosso trabalho tem como objetivo prestar um serviço de excelência para as pessoas que apresentam doenças infectocontagiosas. Realizamos consultas e fazemos acompanhamentos dessas pessoas portadoras dessas enfermidades. Priorizamos a parte de pessoas com retroviroses, que são os portadores do vírus HIV, pessoas com Hepatite e algumas doenças que estão associadas à transmissão sexual, como é o caso, por exemplo, da Sífilis, e outras doenças viróticas, bacterianas que têm essa via de transmissão”, informa o médico.

Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o CTA/SAE de Oeiras oferece acompanhamento médico, farmacêutico, psicológico, serviço social e de enfermagem para os usuários do serviço. Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce das ISTs, o Centro promove campanhas e realiza ações direcionadas durante todo o ano. As informações são propagadas por meio de palestras, distribuição de material informativo e preservativos masculinos e femininos, e realização de testes rápidos.

Luciano Mourão, médico infectologista do CTA/SAE de Oeiras.

Atualmente, o órgão realiza o atendimento permanente de 86 usuários em tratamento para HIV, sendo 56 do município de Oeiras e 32 usuários pertencentes a outros municípios do Território Vale do Canindé. Em quase três anos, o serviço já detectou 31 novos casos da síndrome em Oeiras – 14 em 2017, 14 em 2018 e 05 casos em 2019 (registrados até fevereiro/2019).

Em 2018, o CTA/SAE realizou 1.289 testes-rápidos para HIV, 777 Testes-Rápidos para Hepatite B, 777 Testes-Rápidos para Hepatite C e 1.289 para Sífilis. “Nós prestamos esse serviço à comunidade de Oeiras e às cidades vizinhas. Então, Oeiras passa a ser hoje uma referência no atendimento de serviço de saúde especializado, sendo a segunda grande área de abrangência para acompanhamentos desses profissionais”, amplia o infectologista.

“O serviço do CTA é de grande importância para Oeiras, torna a cidade uma referência, e dá à população um serviço que é extremamente especializado, que não é encontrado em qualquer cidade. Antigamente, nossos pacientes tinham que se deslocar para Teresina e isso gerava muitos problemas, principalmente, para as famílias, na questão do deslocamento. Hoje, eles podem ter o mesmo tipo de atendimento aqui em Oeiras e para população isso é uma grande conquista, grande passo dado pela gestão municipal para fortalecer a saúde na cidade”, conclui Luciano Mourão.

O Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado – CTA/SAE de Oeiras funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, das 07:30h às 17:30h.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *