Promotor protesta contra abandono do Memorial 24 de Janeiro, em Oeiras

O abandono do Memorial 24 de Janeiro, em Oeiras, é alvo de um protesto do promotor de Justiça, Carlos Rubem Campos. Em carta aberta publicada nesta quarta-feira, 11, Carlos Rubem, que é membro do Instituto Histórico de Oeiras, reclama do descaso do Governo com o monumento.

Inaugurada em 2014, a obra do Monumento 24 de Janeiro e Memorial Manoel de Sousa Martins nunca foi concluída. A construção está localizada às margens da BR-230. Nela, foram investidos cerca de um milhão de reais.

É projeto do Governo ceder o espaço à Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para que o local seja utilizado para estudo e pesquisa da História do Piauí e do Brasil, com laboratório de registros históricos e também espaços para o curso de História.

Leia carta na íntegra:

CARTA ABERTA A WELLINGTON DIAS

Oeiras, 11 de janeiro de 2017

Senhor Governador,

Vale recordar que em 24 de janeiro do ano passado – mesmo lamentando ter de assumir tal atitude – pela vez primeira, desde que me conheço por gente, abstive-me de comparecer às solenidades alusivas àquela data que assinala a “Adesão do Piauí à Independência do Brasil”.

Tratava-se, na ocasião, de um gesto de protesto contra o total abandono votado à ereção do “Memorial 24 de Janeiro”, dado por inaugurado em março de 2014, edificação que se encontra inconclusa em vexaminoso desleixo.

De lá para cá, nada foi feito no sentido da retomada da obra em comento, que deveria já ser um monumento cívico significativo, a qual, por mais um ano, encontra-se totalmente exposta às intempéries.

Assim sendo, pela lógica, tinha eu ainda maior razão para repetir, enfaticamente, aquele simbólico gesto.

O próximo dia 26 de dezembro, haverá a culminância da passagem dos 300 anos de emancipação política de Oeiras e esta data precisa ser convenientemente comemorada.

Para tanto, as instituições públicas e entidades da sociedade civil, inclusive o Instituto Histórico de Oeiras – IHO, decidiram realizar uma série de eventos comemorativos a partir da magna data já aludida.

Nestas circunstâncias não me furtarei a comparecer ao aludido evento, mas quero deixar bem claro o meu veemente protesto contra esta iniquidade administrativa, a saber: a insidiosa inoperância quanto a conclusão daquele
complexo cultural.

Oeiras, o Piauí, o Brasil merecem!

Carlos Rubem

 

 

Share via

1 Comment

  1. Parabéns Carlos Rubem atitude, espero que o problema em questão seja realizado, assim como outros problemas na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *