Priorizando profissionais da linha de frente, Oeiras inicia vacinação Contra-19

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou oficialmente nesta quarta-feira, 20, a campanha de vacinação contra a Covid-19 no município. As primeiras doses da vacina foram aplicadas na enfermeira, Carolina Sousa Feitosa, que atua na Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde, e na técnica em enfermagem, Maria Givalda Morais, que trabalha no Hospital Regional Deolindo Couto.  As doses foram aplicadas pela técnica em enfermagem, Josielma Cardoso.

Elas são profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à doença e se enquadram no público-alvo da primeira fase do Plano Nacional de Vacinação, estabelecido pelo Ministério da Saúde.

O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Moreira, acompanharam o início da vacinação, realizada no auditório da Semusa, com transmissão ao vivo pela internet. O município de Oeiras recebeu nesta terça, 19, o primeiro lote de vacinas, contendo 325 doses da CoronaVac – imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com a empresa chinesa Sinovac Biotech. 

O prefeito Zé Raimundo lembra que o início da vacinação é um passo importante para o fortalecimento do combate à Covid-19. “Sabemos que a caminhada é longa e precisamos seguir com as medidas restritivas de isolamento. Por conta disso, na última segunda-feira, a Vigilância Sanitária do município nos provocou no sentido de proibir eventos com aglomeração. Estamos tendo uma média diária de 10 ou 11 pessoas positivadas, além do índice de óbitos estar aumentando. Por isso, voltamos a estabelecer medidas restritivas para todos os tipos de atividades que aglomerem”, diz o prefeito sobre decreto publicado esta semana.

Vacinação prioriza profissionais que estão na linha de frente

Auridene Moreira explica que, por conta da quantidade de doses disponíveis, a Secretaria Municipal de Saúde, em entendimento com a Secretaria de Estado da Saúde, realiza neste primeiro momento, exclusivamente, a vacinação dos profissionais que atuam na linha de frente. “Sabemos da ansiedade de toda a população, não apenas nos grupos considerados prioritários, mas da população como um todo e pedimos a compreensão neste momento em que o município de Oeiras fez um foco e uma definição na exclusividade para vacinar profissionais de saúde que estejam na linha de frente. Pelo quantitativo de vacinas, tivemos que fazer esse entendimento em um fórum bipartite com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí para compreender melhor quais seriam esses profissionais da linha de frente”, pontua a secretária.

“Priorizamos os profissionais que estejam em contato direto com os pacientes infectados para que possamos garantir mais segurança para eles e, assim, estar vacinando todos os grupos prioritários, que em sequência irá acontecer em nosso município”, explica Auridene Moreira, acrescentando que, técnicos em enfermagem e enfermeiros envolvidos na campanha participaram de uma qualificação, promovida pela Sesapi, em parceria com o COSEMS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde).

Após o ato de início da campanha, as doses da vacina foram levadas, com escolta da Polícia Militar, para quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – Hailton Alves (Rosário), Pedro Barbosa (Centro), Oeiras Nova e Rodagem de Picos. O critério, neste momento, é que só receberão a dose da CoronaVac os trabalhadores da saúde que integram o quadro funcional da Unidade Covid, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Enfermaria e UTI Covid do Hospital Regional e UPA 24 horas, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Básica.

A vacinação também ocorreu no ambulatório do Hospital Regional, onde foram imunizados os profissionais do estabelecimento de saúde. A segunda dose da vacina deve ser aplicada em 28 dias.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *