Prefeitura de Oeiras inaugura Unidade Básica de Saúde (UBS) no Bairro Jurani

A Prefeitura Municipal continua ampliando e descentralizando os serviços de saúde em Oeiras. Nesta quarta-feira, 1°, foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde – UBS ‘Pedro Araújo Filho’, no Bairro Jurani. Construída com recursos próprios do município, a unidade atende e beneficia mais de 570 famílias da região, ofertando serviços de consultas médicas, de enfermagem, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B), pré-natal, puericultura, entre outros procedimentos.

A secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, diz que a implantação da nova UBS faz parte da política de descentralização e requalificação da Atenção Básica em Oeiras. “Ficou definido como uma das diretrizes na última Conferência Municipal de Saúde, que contou com a participação popular, a descentralização dos serviços de saúde e a necessidade de construção de uma UBS e implantação de uma equipe de PSF (Programa Saúde da Família) na área do Jurani”, pontua.

“O município deu um passo além, ampliando as equipes de Saúde da Família de 14 para 18 equipes, e uma das áreas contempladas foi o Jurani, onde entendemos a necessidade de facilitar o acesso da população, garantindo à ela a proximidade dos serviços de saúde, que até então estavam centralizados na UBS da Rodagem de Picos. Pela grande quantidade populacional na área tivemos como dar esse passo e construir a UBS, com recursos próprios do município, e oferecer todos os serviços que são ofertados nas outras unidades básicas de saúde da nossa cidade, tanto da zona urbana, quanto da zona rural”, acrescenta Auridene Freitas.

Com a nova unidade, a rede municipal de Saúde passa a contar com 56 postos de atendimento à população – entre UBSs e Pontos de Atendimento, espalhados em diversas comunidades das zonas urbana e rural, SAMU e CAPS e CAPS AD. “Através das Conferências Municipais de Saúde, deliberamos e norteamos as ações do município nesta área. Esta ferramenta que estamos entregando hoje é um dos últimos desejos colocados nas Conferências, algo altamente democrático, que nos deixa antenados e refletindo aquilo que a população está querendo para o seu bairro”, pontua o prefeito José Raimundo, acrescentando que a implantação de novos postos de saúde faz parte do esforço da Prefeitura Municipal para descentralizar, ampliar e qualificar a Atenção Básica em Oeiras.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *