Governadores do Maranhão e da Bahia virão a Oeiras para solenidades do 24 de Janeiro

Flávio Dino e Rui Costa cumprem agenda comemorativa em Oeiras nos dias 23 e 24 de janeiro

Os governadores do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e da Bahia, Rui Costa (PT), devem participar, na próxima semana, em Oeiras, das solenidades de comemoração do 194º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil. Agendadas para 23 e 24 de janeiro, as cerimônias também fazem parte do calendário comemorativo dos 300 anos de Oeiras.

Na Primeira Capital, Dino e Costa participam do lançamento do selo comemorativo ao Tricentenário da cidade, da reativação do relógio da Catedral Nossa Senhora da Vitória, instalação do Instituto Histórico na Casa das 12 Janelas, solenidade de outorga da Ordem do Mérito Renascença do Piauí e demais cerimônias alusivas à data.

Nessas datas, o governador Wellington Dias e os secretários de Estado, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça terão suas atividades transferidas para o município.

O 24 de Janeiro

Em 24 de janeiro de 1823, Manuel de Sousa Martins, que depois viria a ser o Visconde da Parnaíba, proclamou a independência do Piauí de Portugal e assumiu a presidência da Junta do Governo. A decisão forçou o retorno de João José da Cunha Fidié, comandante das armas, que tentava sufocar um levante em Parnaíba. No retorno, se deparou com resistências em Campo Maior, que culminaram com a Batalha do Jenipapo, evento que garantiu a independência do Brasil.

A data da proclamação decretada em Oeiras também consta no brasão do Piauí, enquanto a da Batalha do Jenipapo (13 de março de 1823) aparece na bandeira do Estado.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *