Oeiras vence Prêmio Band Cidades Excelentes no Piauí

O município de Oeiras foi o vencedor da etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, iniciativa do Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila, que reconhece boas práticas da gestão pública, através da análise de índices de todos os municípios brasileiros. Além de ficar com o 1º lugar geral da premiação no Piauí, entre os municípios de 30 a 100 mil habitantes, Oeiras também foi campeã estadual nos pilares Educação e Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

O anúncio do resultado foi feito nesta terça-feira, 09, durante entrevista do prefeito José Raimundo ao programa Tribuna Piauí. “Nós que fazemos a gestão do município ficamos lisonjeados com o prêmio. É um trabalho de continuidade, feito com muito afinco para colher esses resultados”, afirma Zé Raimundo, destacando ações e projetos desenvolvidos pela gestão municipal ao longo dos últimos anos.

O objetivo do Prêmio Band Cidades Excelentes é reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal, identificar práticas inovadoras com foco no desenvolvimento humano, incentivar a implementação de projetos na esfera pública, disseminar soluções de gestão que sirvam de referência para outros municípios, e também e a valorização de servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.

O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. A avaliação consolida resultados a partir de 41 indicadores em uma única nota final. Eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública estão entre os itens avaliados.

A etapa nacional, prevista para acontecer no final de novembro, em Brasília, contará com a participação de representantes de todos os estados do país para premiação das três melhores cidades do Brasil em cada pilar, considerando sua categoria populacional filtradas na etapa estadual. Os 18 vencedores das categorias ganharão troféus e os demais receberão medalhas alusivas ao destaque em âmbito nacional.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *