Oeiras sedia I Jornada Estadual de Capoterapia

O município de Oeiras sediou na última sexta-feira, 27, a I Jornada Estadual de Capoterapia, terapia corporal inspirada na capoeira e voltada principalmente para população idosa. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Oeiras, através do Clube da Melhor Idade, articulado pelo professor capaterapeuta, Regiel Gonçalves, e contou com a participação de representantes das secretarias de assistência social das cidades de Ipiranga, São João do Piauí e Francisco Ayres.

Cerca de 400 pessoas participaram da Jornada Estadual, que contou com a presença do criador da modalidade Mestre Gilvan, de Brasília; do professor e diretor estadual do Piauí de Capoterapia, Denis Costa; da secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo; do secretário de Assistência Social de Francisco Ayres, Gustavo; e de capoterapeutas das cidades de Ipiranga, São João do Piauí e Novo Oriente.

O evento, alusivo ao Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1° de outubro, teve início com alvorada de recepção dos idosos na Praça de Eventos e café da manhã, em seguida carreata em direção ao SESC de Oeiras para a realização de diversas atividades. Segundo os organizadores, o objetivo do projeto é promover maior socialização e levar alegria e mais qualidade de vida ao público idoso.

Os cuidados com a saúde tiveram um espaço especial na I Jornada Estadual de Capoterapia. Na Tenda da Saúde, foram oferecidos serviços da Atenção Básica; Saúde Bucal; Equipe multiprofissional na Atenção Primária (eMulti); Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE); Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e SAMU.

No espaço, os idosos também tiveram acesso à avaliação e orientação geral em saúde, aferição de pressão, teste de glicemia, teste de IMC, auriculoterapia, massagem relaxante, testagem rápida, orientações básicas de cuidados dentários e exposição de artesanato. 

A jornada também promoveu uma palestra sobre Saúde Bucal, ministrada pela dentista Lorena Silva, apresentações culturais dos Congos e Coral em movimento da Capoterapia, jogos e desfile dos idosos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *