Oeiras se prepara para celebrações da Semana Santa 2017; veja programação

Com o título Capital da Fé, Oeiras se prepara para receber cerca de 30 mil pessoas nos próximos dias. Os visitantes são atraídos pelas celebrações da Semana Santa que, na cidade, ocorre de 06 a 16 de abril. “Oeiras tem uma Semana Santa rica em simbologias, que preservam tradições centenárias, seculares. Nosso fluxo turístico acontece pelo apelo religioso”, define o secretário municipal de Cultura e Turismo, Stefano Ferreira.

O secretário ressalta que a Administração Municipal está realizando um grande investimento para promoção do turismo religioso no período. “Nós temos, hoje, 12 monitores no Aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, divulgando a Semana Santa em vídeos. O maior grupo de comunicação do Estado, o Sistema Meio Norte, vai fazer a cobertura ao vivo das cerimônias de Quinta-feira Santa e Sexta-feira da Paixão. Isso é algo que já vinha acontecendo e que dá uma projeção à cidade, um investimento turístico pesado”, avalia o gestor.

Bom Jesus dos Passos

Esta semana, Oeiras recebe milhares de romeiros de todos os lugares do Piauí e até de outros estados para a romaria do Bom Jesus dos Passos. Quinta-feira, dia 06, acontece o ritual da Fugida do Bom Jesus Passos, quando a imagem do santo sai da Igreja Matriz cobertura por um pano roxo e é levado para a Igreja de Nossa Senhor do Rosário.

Na sexta-feira, 07, pela manhã ocorre uma missa e logo depois o Ofício do Bom Jesus dos Passos. Às 16h30, sai a procissão do Bom Jesus, maior romaria do Piauí, em direção ao centro histórico da cidade. No percurso, paradas são feitas lembrando a via crucis de Jesus Cristo.

Confira a programação completa:

Quinta-feira da Fugida – 06 de abril

10h – Mesa Redonda com o tema Semana Santa de Oeiras – 2017: “Com Maria nos Passos do Bom Jesus”, transmitida pelas rádios da cidade.

18h –Instalação do Letreiro comemorativo dos 300 anos de Oeiras, com retreta da Banda Santa Cecília – Praça de Eventos

19h – Missa na Igreja Catedral e em seguida Procissão da Fugida do Bom Jesus até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

20h30 – Abertura da exposição: “Costa Machado: reminiscências de ofício e afeto”, com curadoria do Instituto Histórico de Oeiras – Casa de Cultura Solar das 12 Janelas (Secult Oeiras/IHO)

22h30 – Atração musical – Café Oeiras

Sexta-feira de Passos – 07 de abril

07h- Missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário

10h30- Missa dos romeiros na Igreja Catedral

12h – Ofício do Bom Jesus dos Passos na Igreja do Rosário

16h30- Início da Procissão de Passos. Sermão do Encontro na Praça das Vitórias, no Paço Municipal, proferido por Dom Edilson Soares Nobre – Bispo da Diocese de Oeiras

Sábado de Passos – 08 de abril

20h -Seresta ao Bom Jesus dos Passos, na Igreja Catedral

Domingo de Ramos – 09 de abril

08h – Bênção e Distribuição dos Ramos na Igreja da Imaculada Conceição; em seguida Procissão de Ramos até a Igreja Catedral, com celebração da Missa Solene de Ramos

20h – Show de humor: “Amigos de Whinderson Nunes”. Realização: Teresina Comedy Club – Cine Teatro

Segunda-feira Santa – 10 de abril

19h – Missa do Crisma na Igreja Catedral (bênção dos Santos óleos e renovação das promessas sacerdotais). Nesta Missa, todo o clero da Diocese estará presente.

Terça-feira Santa – 11 de abril

09h – Missa dos Enfermos, na Igreja Catedral. Nesta Missa, as pessoas enfermas receberão o Sacramento da Unção dos Enfermos.

Quarta-feira Santa – 12 de abril

16h30 – Via-Sacra da Juventude, saindo da Igreja Catedral e percorrendo as ruas da Cidade.

19h – Missa na Igreja Catedral e solenidade das Trevas.

20h30 – Espetáculo da Paixão de Cristo (Associação Arte Sertão) – Anfiteatro do Morro do Leme.

Quinta-feira do Fogaréu – 13 de abril

17h – Missa Solene da Ceia do Senhor, na Igreja Catedral com a Cerimônia do lava-pés e Transladação do Santíssimo Sacramento para Adoração dos fiéis.

21h-Procissão do Fogaréu (somente para os homens) e, em seguida, Sermão do Fogaréu, proferido pelo Pe. Juarez Donato da Silva – Administrador da Paróquia de Santo Inácio do Piauí – Diocese de Oeiras.

Sexta-feira da Paixão – 14 de abril

08h – Confissão Comunitária na Igreja Catedral

17h – Celebração da Paixão do Senhor: Liturgia da Palavra, Adoração da Santa Cruz, Comunhão Geral do Fieis, Descimento da Cruz e Procissão do Senhor Morto. O sermão do descimento será proferido pelo Pe. Tony Batista – Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina.

00h – Atração Musical – Café Oeiras.

Sábado de Aleluia – 15 de abril

21h – Cantoria ao Ressuscitado no Adro da Igreja Catedral.

22h – Solene Vigília Pascal, com a Bênção do Fogo Novo, Anúncio da Páscoa e Renovação das Promessas do Batismo.

Domingo da Ressurreição – 16 de abril

08h30- Procissão do Senhor Ressuscitado e Missa Solene da Ressurreição do Senhor, na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória

12h – Circuito oeirense de Motocross (SEMEL)- Pista de Motocross do Uberaba

20h – Lançamento do filme “Eitapíula”, do oeirense Flávio Guedes – Cine Teatro

 

 

 

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *