Oeiras realiza Dia D de vacinação antirrábica para cães e gatos

A Secretaria Municipal de Saúde realizou no último sábado, 02, o Dia D de vacinação antirrábica para cães e gatos em Oeiras. Na ação, foram instalados diversos pontos de vacinação em diversos locais da cidade para facilitar o acesso da população ao serviço e garantir a imunização dos cães e gatos, a partir de 3 meses de idade.

O Dia D foi o pontapé inicial da campanha que segue até o dia 12 de outubro, quando as equipes de agentes de combate às endemias realizam a vacinação contra a raiva nas localidades da zona rural do município.

Raiva animal

A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais, e também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença chegam ao óbito. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas. Para controlar o problema, o poder público realiza, anualmente, uma campanha de vacinação antirrábica, que permite que os animais sejam imunizados gratuitamente. 

O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas). 

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *