Oeiras realiza 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial 

Debatendo o tema “O Brasil na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Igualdade de Direitos”, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Coordenação de Políticas Públicas de Gênero, Raça, Etnia e Direitos Humanos, realizou nesta quinta-feira, 28, a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, em Oeiras.

O evento aconteceu no Cine Teatro e reuniu representantes de diversos segmentos e de uma comissão estadual do Movimento Quilombola para discutir políticas públicas voltadas à igualdade racial e combate ao racismo. “A Conferência é um passo para a conscientização social, enfrentamento do racismo, discussão e efetivação de direitos. O resultado esperado é que a sociedade oeirense, assim como o Poder Público, alcancem políticas públicas mais eficazes e inclusivas com relação ao enfrentamento do preconceito social, que impede a construção da almejada sociedade justa e democrática”, pontua a secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Reinaldo.

Militante do Movimento Negro no Piauí e uma das conferencistas do evento, Sônia Terra, diz que o evento promove a avaliação as políticas de promoção da igualdade. “Esse é um momento da escuta. Queremos que o município se inteire de que existem situações de desigualdades para com a população afrodescente. Cientes disso, buscaremos os avanços para melhorar e dar dignidade para esta população”, explana Sônia Terra.

As propostas discutidas serão enviadas para o Conselho Estadual e para o Conselho Nacional de Preservação da Igualdade Racial.  A Conferência Estadual acontece no dia 28 de outubro e insere todo o Piauí na pauta nacional, que discute todas as políticas de reparação da população afrodescendente.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *