Oeiras quer ampliar adesão ao Programa ID Jovem

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, quer ampliar a adesão ao Programa Identidade Jovem – ID Jovem. O benefício garante a jovens com renda familiar de até dois salários mínimos meia-entrada em shows, espetáculos culturais, cinemas, eventos esportivos, gratuidade na inscrição do Enem e desconto ou isenção em passagens de ônibus interestaduais.

A estimativa é que ao menos cinco mil jovens de Oeiras estejam habilitados a fazer o cadastro no programa. De acordo a Secretaria Municipal de Juventude, a adesão ao benefício serve para estimular o acesso dos jovens de baixa renda aos programas de cultura, arte e lazer.

Jovens de 15 a 29 anos que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) podem solicitar o benefício. A ID Jovem foi lançado pelo Governo Federal em dezembro de 2016.

Para utilizar o documento, basta imprimir ou mostrar a imagem do cartão, junto com um documento oficial com foto, quando for adquirir o bilhete ou ingresso em cinemas, shows, teatros, jogos de futebol e museus, entre outros. A ID Jovem é um direito previsto no Estatuto da Juventude e regulamentado pelo Decreto n° 8.537/2015.

Cadastro

Para fazer o cadastro, é necessário informar o Número de Inscrição Social (NIS) – disponível na internet, nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e na carteira de trabalho – cartão social ou no extrato do FGTS, e levar documento de identidade. A ID Jovem é emitida na hora.

A inscrição também pode ser feira a qualquer momento no site da ID Jovem ou pelo aplicativo do programa, disponível para download nas lojas dos smartphones ou na Praça da Juventude, das 8h às 13h. Para se cadastrar é preciso informar o NIS, nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

Cidade está entre as que mais emitiram ID Jovem em 2017

Um levantamento da Coordenadoria Estadual de Juventude (Cojuv), feito em agosto de 2017, apontou que Oeiras está entre as 10 cidades piauienses que mais emitiram cartões do programa. Para este ano a perspectiva é aumentar o número de cartões emitidos.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *