Oeiras promove oficina de boas práticas em manejo de resíduos em serviços de saúde

Em parceria com a Gerência Municipal de Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Vigilância Sanitária, promoveu nesta quinta-feira, 24, uma oficina de boas práticas em manejo de resíduos, limpeza e desinfecção em serviços de saúde. A qualificação ocorreu no auditório da Semusa e foi direcionada para os auxiliares de serviços gerais, que atuam nos estabelecimentos da rede municipal de saúde.

A oficina foi o momento dos profissionais que realizam este serviço aprimorarem conhecimentos sobre a atividade de manuseio dos resíduos de serviços de saúde, desde o acondicionamento até a destinação e disposição final ambientalmente adequada dos resíduos produzidos. Nas próximas semanas, a capacitação envolverá os auxiliares de serviços gerais que trabalham na zona rural do município.

Desde 2017, a Prefeitura de Oeiras realiza o serviço de coleta de resíduos sólidos nos estabelecimentos municipais de assistência à saúde, norteado pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), e desenvolvendo um conjunto de procedimentos de gestão a partir de bases técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a geração de resíduos e proporcionar um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores e a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *