Oeiras participa de treinamento em MG para atendimento de doenças pulmonares crônicas na Atenção Primária

Representando a Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras, a enfermeira Geórgia Salanne participou, nos dias 19 e 20 de outubro, de um treinamento no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, sobre tele-espirometria para suporte ao atendimento de doenças pulmonares crônicas na Atenção Primária à Saúde.

O treinamento é uma iniciativa do Ministério da Saúde e teve adesão do município de Oeiras. O principal objetivo é oferecer ferramentas que auxiliem a continuidade do cuidado aos pacientes com doenças crônicas na Atenção Primária, envolvendo a capacitação de profissionais de saúde e ofertando suporte às decisões clínicas das equipes por meio de tutoria com especialistas.

O projeto faz parte da constatação das autoridades de saúde de que as doenças respiratórias, como asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), estão entre as principais causas de morte e incapacidade no mundo. Além disso, a Covid-19 surgiu como um doença respiratória altamente infecciosa que pode acarretar alterações pulmonares significativas.

Em Oeiras, os dados de óbitos por causa respiratória chamam a atenção – nos últimos cinco anos, foram registradas 116 mortes.

Além do treinamento, o município de Oeiras recebeu uma máquina para a realização da espirometria, exame de função pulmonar mais comum para avaliar a saúde dos pulmões, utilizado para ajudar a diagnosticar e tratar várias doenças respiratórias.

Agora, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar a capacitação dos profissionais para implementação do serviço no município de Oeiras, ampliando a resolutividade na Atenção Básica, proporcionando soluções que garantam o acesso dos pacientes a métodos diagnósticos e assegurando melhorias na qualidade da assistência.

Em breve, o exame será oferecido na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Rosário. Os laudos serão encaminhados para análise dos médicos pneumologistas do Hospital das Clínicas da UFMG.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *