Oeiras ganha Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde

Buscando novas estratégias para enfrentamento ao coronavírus, a Prefeitura de Oeiras inaugurou esta semana a Unidade Covid-19 de Atenção Primária à Saúde, para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas de resfriado comum, síndrome gripal e sinais suspeitos da doença.

O principal objetivo é classificar os sintomáticos respiratórios de acordo com o protocolo de classificação de risco da Secretaria Municipal de Saúde, garantindo as normas adequadas de biossegurança e orientando o fluxo correto do usuário pela rede de saúde, conforme seu quadro clínico.

“Este é um Centro de Referência à Covid-19, com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, biomédico e bioquímico. Aqui a pessoa é acolhida, é feito um atendimento com avaliação clínica, ao tempo em que direcionamos o caso, de acordo com a avaliação. Se houver necessidade que o paciente realize o teste, fazemos a oferta no próprio espaço”, explica a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas.

O prefeito José Raimundo destaca que o espaço é um dos pontos centrais da linha de assistência à saúde para enfrentamento à Covid-19 no município de Oeiras. “Este centro vai atender todo usuário que tenha a necessidade de buscar o serviço de saúde do município. Nele, temos uma equipe preparada para fazer o tratamento de todos aqueles que apresentem sintomas”, pontua o gestor.

A Unidade Covid-19 está situada nas instalações do CEO, no Bairro Oeiras Nova, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h da manhã às 7h da noite. Os atendimentos odontológicos, que antes eram realizados no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) foram direcionados para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das zonas urbana e rural do município.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *