Oeiras fica em 1° lugar e recebe premiação em Mostra de Experiências Exitosas da Saúde no Piauí

O município de Oeiras ficou em primeiro lugar na 6ª Mostra de Experiências Exitosas “Piauí Aqui Tem SUS”, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS/PI), durante IX Congresso de Secretários Municiais de Saúde do Piauí, evento realizado dias 22 e 23 de abril, em Teresina. A Mostra é uma iniciativa de valorização das experiências e profissionais de saúde e uma oportunidade que os municípios têm para mostrar exemplos positivos na Atenção Básica.

Nesta edição, a Mostra teve um total de 227 trabalhos inscritos, sendo 198 deles apresentados e 17 premiados. O trabalho “Pré-natal do Parceiro: Um caminho para o cuidado da saúde masculina”, de autoria da enfermeira, Alexsandra Fontes, do município de Oeiras, foi eleito o melhor entre os 198 apresentados no evento. Ela atua como Coordenadora da Saúde do Homem, na Secretaria Municipal de Saúde, e abordou no trabalho o processo de implantação do Pré-natal do Parceiro, como forma de conscientizar os pais sobre a importância da participação no acompanhamento da gravidez e do parto, além de estimular os homens a cuidarem da própria saúde. 

Implantada em Oeiras em 2018, a nova política de Saúde do Homem orienta o público masculino a participar desde o planejamento reprodutivo do casal, passando pela fase do pré-natal, parto e atenção à criança, por meio da realização de exames de rotina, de testes rápidos, da atualização da carteira vacinal e da participação nas atividades educativas oferecidas nos serviços da Atenção Básica de saúde.

“É importante colocar a participação de outros atores no processo de qualificação profissional, que foram a Raimunda Vieira, Katharine Dantas, João Marcos Amorim, Reinaldo Ferreira e a doutora Tatiana Melo, que me ajudaram nesse momento. Destaco também o empenho é dos profissionais da Atenção Básica, são eles que fazem a consulta de pré-natal, que direcionam os usuários. O mérito é das equipes de Saúde da Família de Oeiras, são eles que fazem esse serviço. Ninguém faz nada só, temos uma equipe, todo trabalho acontece de forma sincronizada”, enfatiza Alexsandra Fontes.

Com o tema “O SUS que queremos para o Piauí”, o evento reuniu cerca de 600 participantes, dentre eles gestores, técnicos, trabalhadores do SUS, autoridades municipais, e estaduais. Entre os 17 melhores trabalhos, os 3 primeiros colocados irão concorrer a premiação em nível nacional, em julho, durante a 16ª Mostra Brasil ‘Aqui tem SUS’, que será realizada em Brasília durante o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

“O resultado é gratificante e mostra que estamos seguindo toda a linha de trabalho, compromisso e responsabilidade. Nosso trabalho tem um tema voltado para a Política Nacional de Saúde do Homem e dentro do Piauí não temos nenhum outro município que desenvolve. É uma política nova, onde nós tivemos que atingir oito etapas para a consolidação do trabalho. Levamos a proposta, inicialmente, ao nosso prefeito, José Raimundo, que prontamente nos atendeu, acatou nossa solicitação. Mostramos para ele o objetivo maior e a proposta de incrementar o Pré-natal, implantando também o Pré-natal masculino dentro do município de Oeiras. Para isso, tivemos que fazer investimentos e o retorno é esse impacto positivo, com uma adesão muito grande e agora o pai também faz o Pré-natal e não apenas a mãe”, argumenta Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde.

A secretária destaca que outro ponto positivo da implantação do Pré-natal foi a mudança na legislação, que estende a licença-paternidade de 05 para 20 dias. “Temos algumas empresas no município que fizeram a adesão a esta proposta da Prefeitura Municipal de Oeiras. Ficamos muito felizes”, acrescenta.

Esta não foi a primeira vez que uma experiência exitosa da Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras vira referência para outras cidades. Ano passado, profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Núcleo de Prevenção do Suicídio levaram a experiência exitosa do município na prevenção do suicídio ao 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Belém-PA.

Intitulado “A Importância da Campanha Setembro Amarelo na Prevenção do Suicídio no município de Oeiras”, o trabalho foi apresentado na 15ª Mostra Brasil ‘Aqui tem SUS’, pela coordenadora do CAPS, Sueli Viana, e pela coordenadora do Núcleo de Prevenção do Suicídio em Oeiras, Evanilde Borges. A secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, também participou do evento que contou com a presença de mais de mil secretários municipais de Saúde.

A Mostra dá oportunidade para divulgação de experiências exitosas de secretarias municipais de Saúde de todos os estados do país com objetivo de mostrar o SUS que dá certo, experiências bem sucedidas que podem inspirar profissionais de saúde e gestores. Os trabalhos são apresentados oralmente pelos autores, divididos em salas com a participação do público e de avaliadores.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *