Oeiras discute políticas públicas na 7ª Conferência Municipal de Saúde

Promover o debate entre população e gestão para elaborar propostas de melhoria na saúde pública em Oeiras. Este foi o objetivo da 7ª Conferência Municipal de Saúde, realizada nesta quinta-feira, 04, no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes. Com o tema “Saúde em Oeiras: o que temos e o que queremos”, o evento é uma promoção do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante a conferência foi exibido um vídeo mostrando os avanços e conquistas do município na área da saúde, nos últimos anos, e apresentadas as propostas que foram elaboradas durante as 18 pré-conferências municipais, realizadas nas comunidades das zonas urbana e rural de Oeiras.

Espaço de construção coletiva das políticas públicas do Sistema Único de Saúde, a Conferência fomentou o controle e a participação social, o debate sobre a política pública de saúde local e a consolidação do SUS, tendo em vista o direito à saúde de todos os oeirenses.

“Momento político e democrático muito importante para a sociedade oeirense, sendo hoje culminado após a realização de 18 pré-conferências municipais de saúde em diversas áreas da zona urbana e zona rural, onde avaliamos os problemas e discutimos a condução das políticas públicas de saúde do município, verificando os avanços e definindo novos desafios, propondo diretrizes para melhorar as condições de vida e saúde da nossa população”, destaca Auridene Moreira, secretária municipal de saúde.

Representantes do poder público e de diversos segmentos sociais participam do evento, com o objetivo de avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde municipal.

“Diretrizes estas que irão nortear a atualização do Plano Municipal de Saúde, instrumento de gestão imprescindível para a melhor organização do serviço de saúde frente ao maior desafio vivido nos últimos anos, o subfinanciamento. É neste espaço que mostramos as responsabilidades e competências dos entes federados – União, Estado e município. E aqui abro um parêntese para destacar que os municípios enfrentam a realidade de assumirem cada vez mais o papel que compete a outras instâncias governamentais”, completa a gestora.

O prefeito José Raimundo ressaltou o trabalho da gestão municipal para oferecer serviços de saúde de forma equânime aos oeirenses que residem tanto na zona urbana quanto na zona rural de Oeiras. “Com investimentos, vontade política e responsabilidade de gestão, estamos construindo uma rede municipal de saúde resolutiva e de qualidade que garante cidadania à população oeirense”, pontua o prefeito.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *