Oeiras celebra 197 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil; veja fotos

Em alusão aos 197 anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil, o governador Wellington Dias participou de solenidades cívico-militar e religiosas, nesta sexta-feira (24), no município de Oeiras, primeira capital do Piauí.

Logo na chegada ao município, o chefe do Executivo estadual foi recebido pela tropa militar, onde fez o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Piauí e de Oeiras ao lado de autoridades civis, militares e populares. Em seguida, levaram uma corbelha de flores ao busto de Manuel de Sousa Martins, o “Visconde da Parnaíba”, responsável por, no dia 24 de janeiro de 1823, proclamar a adesão do Piauí à Independência do Brasil e fidelidade a Dom Pedro I. Tornou-se, assim, presidente da pentarquia, então improvisada na província.

O governador ressaltou que esta data deve ser lembrada como um momento extraordinário não só para a história do Piauí, ou de Oeiras, mas para a história do Brasil. “Oeiras é um patrimônio da humanidade e é também referência na história da Independência do Brasil. Por isso é tão importante estarmos aqui, nesta data, lembrando esse momento da história em que valentes piauienses tiveram a coragem de ter aqui o primeiro ato de governo independente da coroa portuguesa. Na oportunidade em que homenageamos esses heróis, nós também pedimos bênçãos para todos os líderes e para toda a população do estado para que, com fé e coragem, possam enfrentar os desafios”, disse Wellington.

O governador e comitiva também participaram de culto, na primeira Igreja Batista de Oeiras, e de missa em ação de graças na Catedral de Nossa Senhora da Vitória.

“É preciso reviver esse momento para que, como bem disse o governador Wellington Dias, o nosso povo entenda e compreenda o que aconteceu lá atrás e que possamos manter-nos acolhidos e entusiasmados para as transformações da nossa sociedade”, ressaltou o prefeito de Oeiras, José Raimundo.

Ainda no município de Oeiras, haverá a condecoração de personalidades piauienses que têm contribuído para o desenvolvimento do estado, com a outorga da Ordem do Mérito Renascença.

Fotos: Reginaldo Oliveira

Confira os homenageados com a Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí

Cavaleiro

1. Antônio José de Sousa Ingressou na Polícia Militar do Piauí há 60 anos. Foi Delegado na cidade de Paes Landim. Atuou também em Oeiras e Paulistana, sempre buscando realizar seu trabalho com ética, coragem e disciplina, garantindo a segurança da população.

2. Diego Rafael Rodrigues Damata Segundo Tenente do Quadro de Oficiais da Polícia Militar do Piauí, servindo no Comando de Policiamento do Semiárido, sendo o Subcomandante da 2ª. Cia do 14º. BPM, em Simplício Mendes.

3. Francisco Fernandes de Sousa – “Post Mortem” Neste ato representado por sua filha mais nova, Maria Elizete Pereira Fernandes. Era natural de Caxias, do Maranhão. Servente de pedreiro, mestre de obras. Foi responsável pela construção do Hospital Regional Deolindo Couto, de onde foi porteiro durante muitos anos. Também ajudou a construir o Estádio Gérson Campos e o Estádio “Fernandão”, o nome desse último em sua homenagem. Foi o criador do tradicional “Jogo da Saudade”, que acontece todos anos aqui em Oeiras.

4. Julyanno Édino de Freitas Nascimento Cabo. Ingressou no Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Maranhão em 2012. Tem o Curso de Salvamentos Especais, sendo especializado em Operações de Busca e Salvamento e em Salvamentos Aquático, Terrestre, Veicular, em Altura, Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, Resgate em Espaço Confinado, Sobrevivência na Selva, e Mergulho Autônomo. No ano passado, destacou-se nas missões de buscas no rompimento da Barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. Também é Terapeuta Ocupacional.

5. Rita Mendes de Carvalho Almeida Natural de Oeiras. Fez o Cientifico na então Escola Farmacêutico João Carvalho. Em Teresina, fez o Curso Técnico em Enfermagem. Durante 43 anos, prestou relevantes serviços no Hospital Regional Deolindo Couto. Aposentada, atualmente, segue como liderança política do Partido dos Trabalhadores.

 Oficial

1. Alan Brandão dos Santos Sousa Empresário, formado em Administração, com Especialização em Contabilidade Pública e Orçamento. Foi Assessor Administrativo e Financeiro da Prefeitura Municipal de Oeiras, chegando ao cargo de Controlador do Município. Atualmente, é o Diretor Administrativo Financeiro da Coordenadoria de Fomento à Irrigação do Estado do Piauí.

2. Benedita Moreira da Silva Guimarães Licenciada em Letras / Português pela Universidade Estadual do Piauí. É Especialista em Gestão Escolar e em Psicopedagogia. Iniciou a carreira no Magistério há 30 anos como professora da Rede Municipal deste município. Foi uma das fundadoras da Cooperativa Educacional Mista de Oeiras. É gestora do Centro Estadual de Educação Profissional Professor “Balduino Barbosa de Deus”.

3. Celso Antônio Mendes Coimbra É natural de Teresina. Mas, com raízes familiares em São José do Peixe. Possui graduação em Medicina, Residência em Ortopedia e Traumatologia. É Especialista em Reconstrução e Alongamento Ósseo. Atua como Médico Ortopedista no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina, e no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano.

4. Datan Izaká de Araújo Fortes Teresinense, criador contemporâneo e artista da dança. Atua como coreógrafo, professor, performer, gestor, produtor cultural e curador de dança. Começou seus estudos e práticas de dança na década de noventa. Já dançou na Alemanha, Argentina, Itália, Japão, Paraguai e por vários Estados do Brasil. É o coreógrafo das três edições da “Ópera Serra da Capivara” e o curador do Junta Festival Internacional de Dança, atualmente, um dos maiores festivais de dança e arte do Brasil. Encontra-se Diretor da Escola de Dança Lenir Argento, da Secult.

5. Francisco de Assis Martins de Sousa Oeirense. Agropecuarista. Bancário desde 1980. Gerente do BNB nesta cidade. Foi gerente do Banco do Nordeste também nas cidades de Picos, Floriano, Bom Jesus e Uruçuí. É Bacharel em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Auditoria e Controladoria.

6. Giovanni Antunes Almeida Formado em Direito cursando MBA em Management na PUC do Rio de Janeiro. Fala Inglês e Francês. Atua como Diretor Administrativo da Secretaria de Estado da Educação.

7. Helder Jordão Sousa Gomes Reside em Angical, onde é Vereador, em seu primeiro mandato. Tem Curso Técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola de Floriano. Durante quatro anos, trabalhou em uma das maiores obras de infraestrutura do Brasil, a Transnordestina.

 8. Higino Barbosa Filho Cursou Direito pela Universidade Estadual do Piauí. Na juventude, trabalhou na agricultura familiar, especialmente na cultura de arroz e na agropecuária. Foi Vereador de São Pedro do Piauí por dois mandatos. Também foi Prefeito daquele município por duas vezes. Atualmente, trabalha com agricultura irrigada, na produção de laranja, e na pecuária.

9. João Fernandes de Sousa Neto Primeiro Sargento da Polícia Militar. Durante 21 anos, esteve de comandante do GPM de Cajazeiras do Piauí. Atualmente, servindo no 14º. Batalhão, aqui em Oeiras.

10. José Francisco da Silva Empreendedor. Aos 16 anos de idade teve seu primeiro emprego como balconista de farmácia, profissão que atuou durante 33 anos. Em 2017, inaugurou em Oeiras a sua própria empresa, a Drogaria FARMASILVA.

11. Lindomar dos Anjos Amâncio Radialista. Licenciado em Pedagogia e em Psicologia Humana. É Bacharel em Saúde Pública. Professor. Foi Vereador de Valença do Piauí, onde atuou também como Secretário de Cultura, Chefe do Cerimonial e Assessor de Comunicação da Prefeitura.

12. Luzemi Lima Alves Teixeira Formada em Estudos Sociais pela Universidade Federal do Piauí. Prestou 25 anos de relevantes serviços na educação de Oeiras. É uma educadora por convicção, acreditando sempre que o professor é um importante agente de transformação do ser humano, numa sociedade livre e independente.

13. Millena Victória de Sousa Faustino Queiroz Mulher negra, nascida e criada em Oeiras. Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí e Mestranda em Psicologia. É a Coordenadora do Núcleo de Valorização da Vida, serviço que tem como objetivo a prevenção do suicídio e promoção da saúde mental em Oeiras e Região. Millena, também, é a idealizadora do Coletivo Esperança Garcia de Oeiras, prezando pelo empoderamento feminino, e do Coletivo Negros e Negras, buscando a igualdade. 14. Raimundo de Araújo Silva Júnior Graduado na Universidade Federal do Piauí, com Especialização em Direito Eleitoral e Direito Público. Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, onde atua, também, como Secretário Adjunto da Comissão de Direito Eleitoral. É Sócio Administrador do Escritório Araújo & Lopes Sociedade de Advogados.

15. Raimundo Nonato de Carvalho Sobrinho Capitão QOPM, servindo em Simões, onde é o Comandante da 2ª. Companhia do 20º. BPM. Já foi Delegado nos Municípios de Vila Nova do Piauí e Alagoinha do Piauí. É Bacharelado em Segurança Militar e em Direito, concluindo Licenciatura Plena em Física. Possui Pós-Graduação em Ciências Jurídicas.

Comendador

1. Inácia Rodrigues Ferreira Licenciada em Pedagogia, com Especialização em Supervisão Escolar, em Ensino Religioso e em Práticas Educacionais Inclusivas na Educação Especial. É Membro do Instituto Histórico de Oeiras, de onde é a Segunda Vice-Presidente, e Sócia Efetiva da Confraria Eça-Dagobertiana. Professora da Rede Estadual de Educação há 15 anos, sendo Supervisora da Unidade Escolar Nogueira Tapety. É Ex-Professora da UESPI – Campus Professor Possidônio Queiroz.

2. João Luiz Rocha do Nascimento Doutor em Direito Público, pela Universidade Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª. Região, sendo titular da 5ª. Vara do Trabalho de Teresina. Professor da Universidade Estadual do Piauí, destacando-se como homenageado dezenas vezes em solenidades de colação de grau como paraninfo, patrono e mestre amigo.

3. José Freire Furtado Júnior Tenente-Coronel do Exército Brasileiro. É o Comandante do Terceiro Batalhão de Engenharia e Construção, com sede em Picos. É natural de Teresina. Incorporou às fileiras do Exército em fevereiro de 1992.

4. Lênio Luiz Streck Um dos maiores Juristas do Brasil. Formou-se em Direito na Universidade de Santa Cruz do Sul. Possui três Especializações. É Mestre e Doutor em Direito e Pós-Doutor pela Universidade de Lisboa. É professor visitante de universidades estrangeiras.Com mais de cem livros e 230 artigos publicados em periódicos, é um dos mais requisitados palestrantes do país, com participação em 437 palestras. É âncora do Programa Direito e Literatura da TV Justiça do Supremo Tribunal Federal. É Professor Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul, e da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.

5. Miguel Ramos Rodrigues Fisioterapeuta, com mais de 50 anos de atuação. Tem Especialização no Método Bobath para tratamento de crianças e jovens acometidos de transtornos neurológicos pela paralisia cerebral e outras patologias correlatas. Fez Mestrado em Políticas Públicas da Saúde. Foi Professor de Fisioterapia Social da Novafapi. Fez parte da equipe que implantou o Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí.

6. Raimundo José do Nascimento Natural da cidade de Oeiras. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí, com Pós-Graduação em Políticas Públicas. Em 1986, ingressou na honrosa carreira de Procurador Municipal de Teresina. Ocupou funções de Chefe na extinta Procuradoria Trabalhista, Chefe da Procuradoria Administrativa, Chefe da Procuradoria de Licitações, bem como o cargo de Subprocurador Geral do Município.

Grande Oficial

1. Dom Edilson Soares Nobre Natural da cidade de Touros, no Rio Grande do Norte. Cursou Filosofia e Teologia. Cursou Sequencial de Complementação de Estudos em Gestão Eclesial, na Universidade Potiguar, e o Bacharelado em Comunicação Social, na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma. Foi Vigário em várias cidades do seu Estado. Foi nomeado Bispo pelo Santo Padre, o Papa Francisco, em 11 de janeiro de 2017. Em seguida, foi nomeado Bispo da Catedral Metropolitana de Natal e, ainda no mesmo ano, empossado canonicamente na Diocese de Oeiras.

Grã-Cruz

 1. José Aparecido dos Santos É Empresário do setor agropecuário e político. É natural de Janiópolis – Paraná. Engajado nas questões sociais e com visão empreendedora, Cidinho, como é conhecido, trabalhou na emancipação política de diversas localidades que hoje são municípios prósperos. Foi Prefeito, por três mandatos, de Nova Marilândia, época em que presidiu a Associação Mato-Grossense de Municípios. Foi Senador da República pelo Estado do Mato Grosso.

Com informações da CCom-PI

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *