Oeiras – a Cidade Vogal do Piauí – participa de intercâmbio educacional, musical e literário em Oeiras-Portugal

Com a denominação ‘Quarteto Vogal de Oeiras’, o grupo de bandolinistas dos Núcleos de Cultura da rede municipal de ensino, realizou no último domingo, 22, o concerto de encerramento da Travessia das Letras, em Oeiras de Portugal. A apresentação aconteceu no Templo da Poesia para uma plateia bastante animada.

No repertório, o quarteto formado pelos jovens Aysla Rauany, Alexandre Augusto, Paulo Henrique e Herberth Vinícius, promoveu uma verdadeira travessia percorrendo caminhos e acordes da música, passando por canções de Bach, Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim e Vinícius de Morais, Gilberto Gil até chegar à valsa do músico oeirense, Possidônio Queiroz, e à Marcha Sentimental, tradicionalmente executada na Semana Santa de Oeiras.

Além do espetáculo de música instrumental, o quarteto também apresentou ao público lusitano um recital com poesias do português Fernando Pessoa, Ferreira Gullar, Patativa do Assaré e do piauiense Torquato Neto.

A seleção musical do concerto teve também canção de outro oeirense, o cantor e compositor Vavá Ribeiro, e apresentações da cantora e coordenadora dos Núcleos de Cultura, Kariny Santos, e do cantor e produtor musical, Pedro Luís. Ao final da apresentação, os músicos de Oeiras-Piauí foram aplaudidos de pé pelos portugueses.

Intercâmbio educacional nas escolas portuguesas

Encerrada a Travessia das Letras – Festa Infantojuvenil da Língua Portuguesa, a primeira-dama do município de Oeiras-Piauí, Iranilde Reinaldo, a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, e toda a delegação foram convidados para conhecer, nesta segunda-feira, 23, duas escolas da rede municipal de ensino de Oeiras-Portugal.

O convite partiu da diretora do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Oeiras, Maria Paula Rodrigues, gestora responsável pela pasta da educação no município português.

Na Escola Básica Joaquim de Barros, os alunos piauienses Aysla, Alexandre e Paulo participaram de aulas de robótica – disciplina que deve ser introduzida na grade curricular das escolas municipais de Oeiras-PI. Na Escola Secundária Luís de Freitas Branco, eles participaram de oficinas de ciências, exposições de artes visuais e de um projeto sobre a vida marinha em Oeiras-Portugal.

O intercâmbio educacional na cidade europeia fortalece o propósito da Prefeitura de Oeiras-Piauí de investir na formação e qualificação dos estudantes, ampliando as competências e habilidades necessárias para o avanço do município, enquanto Cidade Vogal e sociedade do conhecimento.

Oficina e debate: Oeiras, Cidade Vogal

Os saberes, a história, a musicalidade e as políticas públicas que tornaram Oeiras-Piauí referência em educação de qualidade foram os destaques do sábado, 21, na Travessia das Letras, em Oeiras-Portugal.

As duas Oeiras unidas na ocasião pela Travessia das Letras têm laços históricos e culturais que remontam ao período colonial. Na oficina ‘Oeiras: A Cidade Vogal do Piauí’, o historiador Júnior Vianna e professora Kariny Santos, membros da coordenação de Cultura e Arte da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), contaram, cantaram e encantaram o público português narrando episódios da história que conecta as cidades-irmãs.

Em seguida, a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, falou para a plateia lusitana sobre as estratégias, ações e políticas públicas encampadas pela gestão da Prefeitura de Oeiras para formar novos leitores na rede municipal de ensino.

Na mesa de debate, a gestora da educação municipal de Oeiras falou sobre o desenvolvimento de projetos de leitura e alfabetização, como o ‘Aprendendo Com’, projeto Borboleta e Feira Literária de Oeiras – FLOR.

Compondo a mesa de debatedores também estavam presentes: Teresa Calçada – comissária do Plano Nacional de Leitura 2027; Maria Paula Rodrigues – diretora do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Oeiras (CMOeiras); Rita Pimenta – jornalista de O Público e autora do blog Letra Pequena, e Isabella Rosado Nunes – jornalista e diretora da MINA Comunicação e Arte.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *