Mutirão combate focos do mosquito Aedes aegypti no Bairro Leme em Oeiras

Seguindo o cronograma de atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela –, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou, esta semana, um mutirão no Bairro Leme.

Na ação, a equipe de agentes de combate às endemias percorreu todas as áreas do bairro, eliminando focos e possíveis criadouros de larvas dos mosquitos e conscientizando a população. Os profissionais realizaram visitas domiciliares, orientando os moradores sobre como fazer a vistoria no imóvel para evitar a proliferação e extinguir possíveis viveiros de mosquitos.

Além dos agentes de combate às endemias, as atividades também contam com a participação de agentes comunitários de saúde e da Secretaria Municipal de Obras.

Este foi o segundo mutirão realizado este ano, o primeiro ocorreu no Bairro Canela. Os próximos mutirões serão realizados nos bairros Rosário, Várzea, Rodagem de Floriano, Rodagem de Picos e Oeiras Nova. O cronograma segue até abril. O coordenador dos agentes de combate às endemias, Célio Tôrres, informa que as ações de monitoramento e enfrentamento ao mosquito também acontecem na zona rural do município, em regime bimestral.

A Semusa frisa que o combate ao mosquito está diretamente ligado à conscientização, apoio e participação da população para manutenção de suas casas em ordem, sem acúmulo de materiais que possam servir de criadouros e também ajudando a fiscalizar possíveis focos do mosquito nos bairros.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *