Mercado Municipal Dona Lili recebe 1ª Feira da Agricultura Familiar de Oeiras

O Mercado Municipal Dona Lili recebeu nesta sexta-feira, 20, a 1ª Feira da Agricultura Familiar de Oeiras. Organizada pela Associação dos Agricultores de Irrigantes Familiares, a feira contou com a parceria da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente.

O secretário municipal de Agricultura, Juvenal Souza, diz que a feira tem o intuito de incentivar o consumo e a comercialização de produtos oeirenses, oriundos da agricultura familiar. “Hoje estamos realizando esta 1ª Feira da Agricultura Familiar, envolvendo agricultores familiares de várias comunidades rurais que têm a produção originária de kits de irrigação. Nosso objetivo é ocupar este espaço com produtos oriundos da agricultura familiar do município de Oeiras. São produtos livres de agrotóxicos, de primeira qualidade. Estamos contribuindo para diminuir a importação de produtos de outros estados para nosso município. Essa é uma das principais metas nossa gestão: colocar à disposição da população oeirense, produtos oriundos da nossa cidade”, destaca Juvenal Souza.

Desde que foi inaugurado, o Mercado Municipal Dona Lili tem um espaço reservado para a comercialização de produtos originários da agricultura familiar de Oeiras. Agora, segundo o Juvenal Souza, o setor de produtos agroecológicos deve ser ampliado. “Estamos unindo forças para que, futuramente, possamos ocupar um bom espaço do Mercado com produtos da agricultura familiar de Oeiras. Trabalhamos com o tripé: organização, estímulo à produção e comercialização. Nosso trabalho está focado no desenvolvimento sustentável da zona rural”, frisa o secretário.

“A feira é um incentivo para a agricultura familiar, com o objetivo de mostrar para a população aquilo que produzimos na cidade de Oeiras. Queremos nos organizar para produzir mais para, futuramente, diminuir a quantidade de frutas e verduras que vêm de outros estados para nossa cidade. Queremos que esses produtos sejam produzidos aqui. Vamos nos organizar para levar nossos produtos ao mercado”, comenta o presidente da Associação dos Agricultores de Irrigantes Familiares de Oeiras, Fredson do Nascimento.

Iniciada com um café da manhã com degustação de artigos naturais, produzidos pelos agricultores familiares, a feira contou com a presença do prefeito José Raimundo; do coordenador de Fomento à Irrigação do Estado do Piauí, B.Sá e de representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e de instituições financeiras – Banco do Brasil, Banco do Nordeste – que possam viabilizar o acesso ao crédito para os produtores rurais.

 

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *