MAS recebe exposição ‘Impressões Afetivas da Velha Urbe’

O Museu de Arte Sacra de Oeiras receberá durante a Semana Santa a exposição “Impressões Afetivas da Velha Urbe”, de autoria do artista plástico e arquiteto oeirense, Evandro Veras. A abertura da exposição acontecerá no dia 12 de abril, Sexta-Feira de Passos, às 09h da manhã, na Sala Pe. Miguel de Carvalho no MAS.

O artista visual Evandro Veras se vale da memória para compor pequenos retalhos de impressões sobre a sua cidade natal, Oeiras, Primeira Capital do Piauí; expressando caoticamente com lapsos imagéticos de sua comunidade. Na exposição “Impressões Afetivas da Velha Urbe” fica claro a tentativa de experimentar estalos e sensações que emitem memória.

Segundo o professor Stefano Ferreira, convidado pelo artista para fazer a apresentação da exposição, para materializar de forma ainda mais inusitada essa experiência, o artista mistura as telas convencionais, as pinturas em madeira de demolição, que ao contrário do formato quadrado a que estamos acostumados a apreciar, opta por círculos com cenas de sua aldeia na tentativa de não deixá-la no esquecimento. “Os retalhos da memória ganham um tom pueril, tirando das obras, o caráter clichê dos retratistas. Vale destacar que não são meros retratos da velha cidade, mas lembranças subterrâneas emergidas pelo seu pensamento, expresso em suas cores, texturas e traços compartilhados pelo artista”, enfatizou Stefano.

A exposição “Impressões Afetivas da Velha Urbe” ficará no Museu de Arte Sacra até o mês de julho de 2019.

Fonte: Ascom/MAS

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *