Luminosa, Procissão do Fogaréu reúne milhares de fiéis em Oeiras

Milhares de fiéis participaram na noite desta Quinta-feira Santa, 29, da Procissão do Fogaréu, em Oeiras. Marcado pela tradição e pela fé, o cortejo luminoso é feito somente por homens e relembra a perseguição dos soldados romanos à Jesus Cristo, simbolizando seus últimos dias de vida antes da crucificação.

Foto: Último Campos

A procissão saiu por volta das 21h da Igreja de Nossa Senhora da Vitória e percorreu ruas do Centro Histórico da cidade, retornando ao ponto de partida. O cortejo é ritmado pelo som da matraca e por cantos de penitência, entoados pelos fiéis.

Os homens seguiram a procissão levando lamparinas acessas – neste momento as lâmpadas do centro da cidade ficam apagadas. Enquanto isso, as mulheres acompanharam a cerimônia de calçadas e janelas.

Na volta ao adro da Igreja Matriz, os devotos assistiram ao Sermão do Fogaréu, este ano proferido pelo padre Evaldo, administrador da Paróquia de São José, no município de Paes Landim.

A cerimônia reuniu fiéis de várias cidades piauienses e de outros estados e faz parte do calendário da Semana Santa mais tradicional do Piauí.

Confira os registros da Procissão do Fogaréu, feitos pelo publicitário Último Campos:

Share via

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *