Hospital Regional de Oeiras ganha consultório oftalmológico e leitos de UTI

Governo implanta consultório oftalmológico no hospital de Oeiras; Foto: James Almeida

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde Francisco Costa implantam, na segunda-feira (23/01), o consultório oftalmológico do Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras. A prestação de serviço será semanal e deve atender toda a região do Vale do Canindé. Além disso, o Hospital recebe 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), adulta.

Com a abertura do consultório, o paciente terá acesso a consultas e exames no próprio Hospital. Havendo necessidade de cirurgia, o usuário será encaminhado para rede credenciada em Oeiras ou para Teresina, como explica o secretário Francisco Costa. “O consultório oftalmológico foi estruturado na parte ambulatorial do Hospital para consultas e exames especializados, e assim, poder atender os usuários do SUS naquela região do Vale do Canindé”, afirma.

Costa afirma ainda que mais serviços deverão ser implantados no Hospital, como a realização de procedimentos cirúrgicos de catarata e pterígio.

Para ter acesso ao atendimento ambulatorial, o paciente deve procurar o Serviço Social do Hospital ou por meio de encaminhamento das unidades básicas de saúde, dos municípios.

Assistência oftalmológica

A Secretaria de Estado da Saúde ampliou o acesso à assistência oftalmológica em todo o Piauí com a realização do Olhar Bem. Pelo programa, mais de 15 mil pessoas foram atendidas com consultas e exames e mais de 9 mil passaram pelo procedimento de cirurgia de catarata.

Em formato itinerante, o programa percorreu, entre 2015 e 2016, os municípios de Picos, Bom Jesus, Floriano, São Pedro, Campo Maior, Piripiri, Parnaíba e Corrente, com consultas, exames, cirurgias de catarata e pós-cirúrgico de 24 horas e 30 dias. Além disso, os pacientes submetidos a cirurgias receberam kits com óculos e colírio.

UTI

Com a abertura da UTI, o Hospital consolida-se na assistência de média e alta complexidade na região do Vale do Canindé, tendo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), como referência na urgência e emergência. O complexo hospitalar atende uma população estimada em mais de 120 mil habitantes, de 17 municípios.

O secretário Francisco Costa afirma que a implantação da UTI do Hospital Regional Deolindo Couto tem um papel importante para atender toda a região do vale do Canindé. Dez leitos de UTI que serão entregues e poderemos, através de uma unidade equipada e profissionais capacitados, ter condições de aumentar a capacidade resolutiva daquele hospital. No complexo da Unidade de Pronto Atendimento e o Hospital Regional, vamos poder com a UTI resolver os casos de uma complexidade maior, que anteriormente tinham que ser encaminhados para a capital, Teresina”.

 

Fonte: CCom

 

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *