Governador homenageia personalidades com entrega do Mérito Renascença em Oeiras

Fechando as comemorações do 194º aniversário de Adesão do Piauí à Independência do Brasil, o governador Wellington Dias realizou nesta terça-feira, 24, no Cine Teatro Oeiras, a entrega de medalhas e insígnias da Ordem do Mérito Renascença.

Mais alta comenda do Piauí, a Ordem do Mérito Renascença homenageia personalidades e representa a gratidão a homens e mulheres que buscam melhores condições de vida para o povo e a justiça social com igualdade para todos. Grão-mestre do ato solene, o governador Wellington Dias condecorou, nesta ocasião, 41 pessoas.

Os homenageados receberam os graus de Oficial, Cavaleiro, Comendador e Grande Oficial. Entre eles estão: artistas, educadores, gestores públicos, empresários, advogados e pessoas reconhecidas pela cultura popular.

A cerimônia – que contou com a presença de autoridades do executivo, legislativo e judiciário – teve a participação da banda de música da Polícia Militar, que entoou o hino do Piauí, e da cantora oeirense, Kariny Santos, interpretando o hino de Oeiras.

Ao discursar, o governador Wellington Dias agradeceu o acolhimento do povo oeirense. “O povo de Oeiras abraçou estas comemorações do aniversário de Adesão do Piauí à Independência e 300 anos de Oeiras. Uma das coisas que mais me incomodava era essa baixa autoestima do povo do Piauí. Fico feliz em perceber que houve uma mudança”, destacou o governador Wellington Dias, em seu discurso.

“Em 2002, uma pesquisa revelou que 46 %  da população tinha vergonha de ser piauiense. Em 2016 uma nova pesquisa revelou que aproximadamente 89% da população têm orgulho de ser piauiense. Essas coisas têm a haver com momento como esse de ver os valores e as conquistas e reconhecer a atitude da nossa gente”, comemorou o governador, citando dados de uma pesquisa encomendada pelo Governo do Estado.

Investimentos em Oeiras

Em seu discurso, o prefeito de Oeiras, José Raimundo de Sá Lopes, destacou algumas das realizações iniciais de sua gestão, como a ligação de esgotos domiciliares à rede sanitária em mais de três mil residências e a recuperação de estradas vicinais, na zona rural. “Muito se fez por Oeiras, muito há por fazer”, disse o prefeito.

Zé Raimundo anunciou o início da construção da escola do Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, em Oeiras. “Nós oeirenses e toda a grande região do Território Vale do Canindé aguarda, com muita expectativa, o início da escola do Senac, que virá para qualificar uma enorme quantidade de jovens, preparando-os para o mercado de trabalho”, adiantou o prefeito, informando que o prédio deve ficar pronto até o final do ano.

O prefeito disse ainda que pretende investir nos kits irrigação e na criação de um sistema de abastecimento de águas e esgoto municipal. “Hoje, cerca de 45% do abastecimento de água urbano é promovido pela Prefeitura, através de 25 cisternas independentes de poços tubulares, nos diversos bairros da cidade”, destacou Zé Raimundo.

“Pretendemos fazer a municipalização do trânsito, para melhorar sua organização e fiscalização em nossa Oeiras, o quê, sem dúvidas, será altamente benéfico para a qualidade de vida de nossa população”, prosseguiu o prefeito, externando também a pretensão de criar, junto à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, um departamento de exploração de licenças ambientais.

Confira as personalidades agraciadas com a comenda em Oeiras:

GRAU CAVALEIRO
Cícero Simplício da Silva
Cleto Rodrigues de Sousa
Erisvaldo Pereira dos Santos
Flaviano Gomes Brandão
Francisca Nágila Soares dos Santos
Francisco das Chagas Silva
Francisco José Ferreira da Silva
Giovanni Bernardonni Sena da Silva
Jailson Barbosa de Miranda
José de Deus Carcará Filho
Leila Pereira de Araújo
Maria Soares Nunes Borges
Paulo Rogério de Sousa Brito
Rafael de Paulo Santos
Raimundo Nonato de Araújo
Robert Kelton Leite Batista
Vando Sampaio Vieira

GRAU OFICIAL
Alice Maria Coêlho Marques
Carlos Alberto da Silva
Conceição de Maria Andrade Sousa Silva
Enoi Silva
Espedito de Siqueira Dantas
Francisco Erivan Coutinho Lima
Francisco Virgínio da Silva
Iolete Soares da Cunha
Jader Cleiton Damasceno de Oliveira
José Edson de Carvalho
José Fernando Tajra Reis
Juvenal Antônio de Souza
Kariny dos Santos Vieira
Leonardo de Morais Matos
Lourimar da Silva Vieira
Manoel de Sousa Matos
Marcos Luciano Leal Veloso
Rita Maria Barbosa Lima
Sebastiana Maria Lima Tapety
Wellington Carvalho Camarço

GRAU COMENDADOR
Fábio Henrique Mendonça Xavier de Oliveira
Francisco das Chagas Limma
Francisco de Assis de Oliveira Costa
João Francisco dos Santos
José Luiz Guedes Alcoforado
Lucas Nogueira do Rêgo Monteiro Villa Lages
Maria do Socorro Santos Costa
Maurenize Gomes Costa Nunes
Ney Paranaguá de Carvalho
Tiago Alves Ribeiro

GRAU GRANDE OFICIAL
Cleandro Alves de Moura

 

Share via
Jadson Osório

Repórter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *