GEMA firma parceria com pesquisadores na área da Botânica para ações de educação ambiental em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA), firmou nesta terça-feira, 17, uma parceria com pesquisadores na área de Botânica, com o intuito de fortalecer as atividades de educação ambiental para arborização e espaços públicos como praças, avenidas e ruas do município.

O objetivo é melhorar a interdisciplinaridade com fornecimento de informações e conhecimento para população, através da criação de ferramentas de trabalho para estudantes, como aplicativos, cartilhas, folders, publicações, dentre outros. A ação parte dos projetos de pesquisa das professoras Francisca Moura e Daniele Savana, acadêmicas do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia.

Segundo Francisca Moura, o trabalho apresenta uma importante proposta de potencialização do ensino de Biologia, especificamente dos conteúdos de Botânica, buscando desenvolver a investigação científica, a construção do conhecimento de forma contextualizada e integrada com a realidade dos alunos, tornando assim o processo de ensino aprendizagem agradável de ensinar e de aprender.

“A pesquisa visa propor estratégias de ensino para o estudo de Botânica, investigando a percepção dos estudantes diante da arborização presente no meio em vive”, pontua a professora.

Ela adianta que produto final consiste no aplicativo INFOPLANT OEIRAS, que servirá como ferramenta para a melhoria do processo de ensino aprendizagem de botânica no Ensino Médio, além disso, armazenar informações importantes para futuros estudos, conscientizar os alunos e população para preservação do patrimônio histórico e ambiental, bem como divulgar e informar dados importantes sobre os pontos históricos da cidade de Oeiras e ainda gerar dados interessantes que pode resultar em publicação em veículos científicos.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *