Debaixo de chuva, alunos e professores protestam em Oeiras contra bloqueio de verbas na Educação

Alunos e professores do Instituto Federal do Piauí (IFPI), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e das escolas da rede pública estadual de Oeiras aderiram à paralisação nacional e organizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira, 15. Os protestos ocorrem em resposta ao bloqueio de 30% dos orçamentos, determinado pelo Ministério da Educação (MEC).

Debaixo de chuva, com cartazes e gritando palavras de ordem, estudantes e professores seguiram em passeata pelas principais ruas da cidade e se concentraram na Praça do Mercado Velho, no centro comercial de Oeiras. Apelidado de “Tsunami da Educação”, o movimento toma as ruas de centenas de cidade em todo o país.

Os atos são em defesa das universidades federais, da pesquisa científica e do investimento na educação básica e acontecem após o Ministério da Educação anunciar um congelamento orçamentário que atinge recursos desde a educação infantil até a pós-graduação, com suspensão de bolsas de pesquisa oferecidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Nas universidades federais, o bloqueio anunciado foi de 30% dos recursos destinados a gastos discricionários (como água, luz e serviços de manutenção). Também nesta quarta-feira, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi convocado para prestar esclarecimentos sobre os cortes na Câmara.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *