Escolas municipais de Oeiras conquistam mais de 1500 de medalhas em competições nacionais de astronomia

Mais uma vez, Oeiras é destaque em competições nacionais de conhecimento. Este ano, mesmo com as aulas presenciais suspensas por conta da pandemia, os alunos das escolas da rede municipal conquistaram 1.568 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que nesta edição aconteceram de forma virtual.  Promovidos pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, os eventos reúnem estudantes do Ensino Fundamental e Médio de todo o país.

A professora Carlane Leal, supervisora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), destaca que o principal o objetivo da OBA e MOBFOG é fomentar o estudo da astronomia e astronáutica, que são eixos norteadores do ensino de Ciências, presentes na estrutura curricular das escolas municipais.

Ela lembra que Oeiras participa das competições desde 2013 e este ano teve um desempenho recorde. “De 2013 a 2019, conseguimos cerca de 1.500 medalhas. E neste ano, um ano atípico, conseguimos muito mais medalhas. Acredito que esse grande número de medalhas se deu a partir da participação maior das famílias no desenvolvimento dessas atividades junto aos alunos da rede municipal de ensino”, analisa Carlane Leal, acrescentando que a junção de teoria e prática nas atividades das competições foram fundamentais para a conquista da Educação municipal.

“Quando há interação e participação ativa da família dentro desse processo de educação, os resultados são melhores. Com o planejamento da coordenação de rede, coordenação das escolas e a parceria das famílias alcançamos este resultado”, conclui a supervisora.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *