Em bate-papo com o prefeito Zé Raimundo, NUCA discute Lei de Aprendizagem em Oeiras

Como parte das atividades a serem realizadas no Desafio 3, do Selo Unicef, cuja intenção é conhecer e divulgar a Lei de Aprendizagem para criar oportunidades de conciliar Aprendizagem e Permanência na Escola, o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Oeiras (SEMED) promoveram um bate-papo com o prefeito de Oeiras, José Raimundo, na última terça-feira, 26.

A entrevista foi realizada no auditório da SEMED, onde os adolescentes do NUCA indagaram ao prefeito sobre as ações realizadas para aumentar as oportunidades de profissionalização, aprendizagem e formação técnica de adolescentes e jovens no município. Durante o bate-papo, o prefeito colocou um leque de oportunidades para o futuro dos adolescentes de Oeiras, frisando que todos tem como caminho a Educação.

Além da entrevista com o prefeito, o NUCA realizou outras ações correspondentes ao Desafio 3, do Selo Unicef. Eles realizaram uma reunião com a Presidente do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ádylla Jéssica, que disponibilizou a relação de entidades governamentais e não governamentais responsáveis pelo desenvolvimento de ações de educação profissional inscritas e cadastradas.  

Na oportunidade, foram elencados os programas de aprendizagem inscritos no CMDCA: aprendiz setor bancário – adolescente – serviços administrativos; aprendiz em arco ocupacional – administração; aprendiz em auxiliar de escritório – em geral; RENAPSI – Inscritos desde junho de 2018; CIEE – Inscrita desde setembro de 2019; além de programas de Aprendizagem, como Programa de Aprendizagem em Ocupações Administrativas; Programa Aprendiz Legal em Práticas Bancárias na Modalidade EAD (Arco Bancário / Adolescente – Auxiliar de Escritório, Escriturário e Contínuo).

O NUCA também solicitou à Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SEMIC) a quantidade de empresas que existem no município e quantas oferecem vagas na modalidade de aprendiz, obtendo o número de micro e pequenas empresas, o número de MEIS – Micro Empreendedores Individuais, o número total de empresas no município, a quantidade de empresas que oferecem vagas na modalidade Menor Aprendiz, assim como o número de menores beneficiados por essa modalidade.

NUCA

O NUCA é um espaço de discussão sobre temas relacionados às crianças e adolescentes, com o objetivo de apoiá-los no desenvolvimento de suas competências e de contribuir para fortalecer sua capacidade de incidir nas políticas públicas. O Núcleo se consolida também como uma importante etapa para que Oeiras conquiste a aprovação do Selo UNICEF edição 2017-2020.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *