Semed promove formação para condutores de transporte escolar em Oeiras

Professora Tiana Tapety diz que propósito é conscientizar condutores; Foto:Ascom

A Secretaria Municipal de Educação promoveu na manhã desta quinta-feira, 02, no Cine Teatro, a I Formação de Condutores de Transporte Escolar, em Oeiras. O evento reuniu motoristas que prestam serviço à Semed, para o alinhamento de diretrizes que devem ser adotadas na realização do transporte de estudantes.

Tiana Tapety, secretária municipal de Educação, comenta que a formação tem o propósito de conscientizar os motoristas sobre os cuidados que devem ser tomados na prestação do serviço de transporte escolar. “Queremos sensibilizar e formar aqueles que se propõem a fazer o transporte escolar de alunos da rede municipal, para que eles de fato entendam que precisam se preparar para prestar um serviço de qualidade, como manda a lei do PNATE (Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar), o Código de Trânsito Brasileiro e o Caminho da Escola [programa criado com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escola]”, ressalta a secretária.

Ela informa que, atualmente, o município de Oeiras dispõe de uma frota de oito ônibus, um deles para transporte de pessoas portadoras de deficiência, para atender uma demanda de quase 2 mil alunos. “Nossa demanda de transporte escolar próprio é inferior ao que necessitamos, portanto, precisamos fazer essa terceirização. Nós estamos orientando para que as pessoas que se propõem a fazer o transporte não usem isso apenas como uma forma de arrecadar renda e fazer de forma irresponsável, irregular, sem se preocupar em preservar a vida das crianças”, observa Tiana Tapety.

A secretária lembra que, além da formação dos condutores envolvidos no transporte escolar, o município está investindo na melhoria de estradas. “Entendemos que precisamos trabalhar a melhoria das estradas, favorecer o valor-quilômetro condizente com a prestação de serviço, mas só podemos fazer se tivermos de fato frota apta a isso. Então, esse momento é de sensibilização e articulação para que possamos estar com tudo alinhado e organizado de acordo com os órgãos legais”, finaliza Tiana.

Os motoristas envolvidos na capacitação receberam uma cartilha contendo informações sobre todo o sistema de transporte escolar do município. A formação foi ministrada pelo chefe de transportes da Semed, Iata Canela, e por um especialista em educação no trânsito. 

Mais capacitação 

Junto com a formação de motoristas do transporte escolar, a Semed está realizando capacitações para auxiliares de serviços gerais, auxiliares administrativos e professores. Diretores e coordenadores escolares participaram de formação durante toda a semana passada.

Nesta quinta-feira, no auditório da secretaria, aconteceu uma palestra abordando maneiras de lidar com os sentimentos de crianças e adolescente.

 

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *