Professores da rede municipal de Oeiras participam de oficina de jogos, músicas e brincadeiras para crianças

Os professores e coordenadores da rede municipal de ensino de Oeiras participaram esta semana de uma oficina de jogos, músicas e brincadeiras, ministrada pelo compositor e educador musical, Thiago Di Luca, de Porto Alegre – RS. No encontro, os educadores desenvolveram atividades de expressão corporal, aprendendo a trabalhar melhor a sensibilidade e a criatividade dos alunos, através da utilização da música, jogos e brincadeiras interativas.

A oficina faz parte da proposta de formação continuada promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que permite que, durante o processo de capacitação, os educadores interajam com temas sobre o fazer pedagógico que muitas vezes não são discutidos no dia a dia. “Os educadores podem trabalhar esse tipo de atividade com as crianças mesmo sem serem professores de música. Estamos trabalhando vários jogos, cantigas e brincadeira legais. É mais simples trabalhar música com a criançada do que a agente imagina”, comenta o músico brincante e educador.

Thiago Di Luca destaca que os investimentos na ludicidade e educação musical são um ganho para as escolas, alunos e professores do município. “Temos um grande ganho através desse intercâmbio de informações e conhecimentos.  Oeiras chamar uma formação dessas para seus educadores mostra a sua preocupação com o ensino das crianças, uma vez que prefeituras de grandes capitais não investem nesse tipo de formação.  Esse investimento em educação musical, por parte do município, é muito louvável”, enfatiza.   

Di Luca atua há mais de 10 anos como professor de música na capital gaúcha, tendo trabalhado com crianças e jovens com idades entre zero até 17 anos. É pesquisador no âmbito das manifestações musicais populares rurais e urbanas do sul do Brasil e de diversas regiões do mundo. Ministra workshops para professores e oficinas para crianças em diversas cidades do Brasil e também do exterior. Possui um trabalho de produção musical voltado para as crianças, com espetáculos infantis premiados pela crítica.

Percurso de formação

Desde o início do segundo semestre, a SEMED está promovendo uma vasta programação de formação de gestores e professores da rede. Na semana passada, foram realizadas qualificações em Atendimento Educacional Especializado, direcionadas para professores de AEE e cuidadores pedagógicos; e oficinas de musicalização, musicalidade e brincadeiras, voltadas para monitores dos Núcleos de Cultura, professores e coordenadores da Educação Infantil do município.

Os professores das escolas municipais também participam, até o próximo dia 17 de agosto, de formações sobre as habilidades da Prova SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), e práticas literárias para mediadores de leitura.

“Estamos chamando esse processo de percurso de formação. A cada profissional, dependendo da sua função, estamos proporcionando um percurso diferente. “Estamos trabalhando nossos profissionais para que possamos ter um melhor conhecimento. Tudo para que possamos implementar o ensino com maior qualidade. Para que haja qualidade e resultado é preciso que haja formação”, argumenta Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *