Obra de Cineas Santos será tema da Feira Literária de Oeiras – Flor 2017

O piauiense Cineas Santos será o escritor homenageado na 5ª edição da Feira Literária de Oeiras (Flor), que acontece em novembro. Neste sábado, 28, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), responsável pelo evento, anunciou que a obra de Cineas será alvo de análises e estudos em projetos desenvolvidos pelas escolas da rede municipal de ensino ao longo do ano de 2017.

Cineas Santos será homenageado na Feira Literária de Oeiras 2017; Foto: Ascom

A professora Tiana Tapety, secretaria municipal de Educação, comenta que a opção pela produção literária de Cineas Santos aconteceu pela necessidade de levar aos estudantes oeirenses obras com contexto regional. “Fomos buscando os principais representantes da literatura infanto-juvenil do nosso país, como uma forma de ter uma produção larga para o processo de desenvolvimento da leitura. E escolhemos Cineas porque vimos que a Flor já atingiu uma certa maturidade. Então, dentro desses 300 anos de Oeiras nós precisávamos trabalhar essa ambiência de Oeiras, do Piauí, para conhecer melhor nosso contexto e proporcionar isso para nossas crianças”, pondera a secretária.

Em quatro edições, a Flor já homenageou nomes renomados da literatura infanto-juvenil brasileira, como Monteiro Lobato (2013), Ziraldo (2014), Maurício de Sousa (2015) e Ruth Rocha (2016). “Fomos bebendo na fonte dos autores piauienses que tinham produções infanto-juvenis e nenhum deles têm produções no volume que o professor Cineas tem. Tanto é que “O Menino que descobriu as palavras” já tem mais de 70 mil livros vendidos, no país inteiro, e poucos de nós, piauienses, conhecemos esta obra. Então, trouxemos o professor Cineas, dentro dessa comemoração dos 300 anos de Oeiras, para que, com sua obra, nós possamos desbravar e conhecer o contexto o piauiense e, consequentemente, nosso contexto oeirense”, ilustra Tiana Tapety.

Com diversas produções do gênero, o poeta e escritor Cineas Santos, não escondeu a emoção ao falar sobre a homenagem. “A única forma de homenagear um autor é lendo a obra dele”, exclama o escritor. Cineas participou de um bate-papo com diretores e coordenadores de escolas municipais, organizado pela Semed para apresentação do projeto Flor 2017. “A criança que aprende a ler, anda sozinha”, ressalta o escritor, enumerando fatos de sua trajetória no ambiente literário.

Flor: despertar para o exercício da leitura 

Tiana Tapety ressalta que o objetivo da Flor é despertar e envolver os alunos da rede municipal para o exercício da leitura. “Vimos que o projeto de leitura precisava existir e permear todo o processo de ensino e aprendizagem do município, pois nós observamos que as crianças tinham – e continuam tendo – uma deficiência no sentido da leitura e, consequentemente da escrita”, analisa a secretária.

“O professor Cineas não vai estar aqui apenas como homenageado, mas também como parte integrante deste projeto. Conhecer biograficamente e bibliograficamente Cineas Santos é viver intensamente a magia da literatura brasileira de vertente piauiense, através de suas crônicas, poemas e contos, que definem seu jeito de ser e incorporam o imaginário a realidade na sua arte de escrever”, define Tiana Tapety.

Cineas Santos

Cineas das Chagas Santos, 68 anos, nasceu na localidade Campo Formoso, município de Caracol, no sertão do Piauí. Poeta, cronista, professor, agente cultural, advogado e editor, é autor de vários livros – ‘Miudezas em Geral’, ‘Tinha que acontecer’, ‘ABC da ecologia’, ‘Aldeia grande’, ‘O menino que descobriu as palavras’, ‘Nada além’, ‘Ciranda Desafinada’, ‘Trem da Vida’, ‘Donas Purcina: a matriarca dos loucos’. É também autor da letra do Hino de Teresina, em parceria com o músico Erisvaldo Borges.

Na televisão, Cineas Santos é apresentador do programa “Feito Em Casa“, que aborda temas relacionados à literatura, arte e cultura, centrados na realidade local piauiense. O programa é transmitido pela TV Cidade Verde, nas manhãs de sábado.

 

 

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *