Estudantes da rede municipal viram escritores e lançam livros na Feira Literária de Oeiras – FLOR

A FLOR – Feira Literária de Oeiras é terreno fértil para nascimento de novos escritores. Motivados e orientados pelos professores e pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a cada ano, mais estudantes da rede municipal de ensino estreiam no universo da produção literária, lançando livros no evento.

Na edição 2019, realizada entre 14 e 16 de novembro, foram lançados os livros: Diário de uma Nerd II (Escola Municipal Juarez Tapety), Narrativa poética da obra de Ilan Brenman (Escola Municipal da Várzea), Gira Oeiras (Escola Municipal Girassol), Poesia Lourenciana (Escola Municipal Lourenço Barbosa) e Pingos de Poesia (Escola Municipal Francisco Quirino). Os lançamentos aconteceram no Clube do Aprendiz, espaço destinado para bate-papos literários e interatividade entre escritores e o público leitor.

Entre os escritores lançados na FLOR está Lara, 9 anos, aluna da Escola Municipal Girassol.  “Primeiro, a gente leu os textos, conhecemos melhor os pontos turísticos, depois a gente veio e visitou os pontos turísticos. Foi muito legal escrever e desenhar o livro”, comenta a estudante, co-autora do livro Gira Oeiras, um guia ilustrado com informações sobre pontos históricos.

A professora Espírito Santo Freitas explica que o processo de confecção do livro envolveu muita pesquisa e criatividade. “Ilan Brenman tem livros que contam viagens por cidade que ele visitou e, a partir disso, tivemos a ideia de contar a história de Oeiras. Por isso, o nome do livro é Gira Oeiras, porque fazemos um giro pela cidade para saber mais sobre a nossa história. Fiz várias pesquisas com os alunos sobre os pontos históricos, depois fizemos visitas in loco e nesse momento eles puderam ver a história de Oeiras de perto. Eles anotaram tudo e usaram sua criatividade e imaginação”, conta a professora.

“São produções criativas e imaginárias, que eles mesmos fizeram. O livro não é meu, é deles e mostra Oeiras pelo olhar de uma criança. Estamos muito felizes. É muito bom incentivar a literatura na sala de aula. É este o ápice de ser professor: saber que eles podem, acreditar e investir que vem o resultado”, acrescenta a professora, que orientou o trabalho dos alunos.

Além de livros, os alunos das escolas municipais também lançaram outras produções impressas durante a FLOR, como a Revista Mais Protagonista (Escola Municipal Juarez Tapety), informativo Fala Lourenço! (Escola Municipal Lourenço Barbosa) e informativo Conta aí, Buriti! (Escola Municipal Juarez Tapety – povoado Buriti do Rei, zona rural de Oeiras).

Figuras renomadas da literatura, como o escritor Salgado Maranhão, também lançaram obras na FLOR. “Muito sábia a forma que a Prefeitura fez para juntar a comunidade, para fazer a comunidade participar. Gostei muito da disposição dos estandes e da simplicidade das latadas feitas com palhas de coco, e com o livro acessível às crianças. Não tem margem, a criança pode se lambuzar com o livro. Isso tira a inibição das crianças com o livro, que muitas vezes fica tão sacralizado nas livrarias e bibliotecas que as crianças nem chegam perto. Isso faz efeito”, pontua o Salgado Maranhão que, na oportunidade, fez o lançamentos das obras Rios e Lendas, Paisagens e Relevos, e Aldeias e Rebanhos.

Dentro da programação do evento, os alunos do Instituto Barros de Ensino (IBENS) também realizaram o lançamento do livro As Aventuras da Super Niéde, obra construída a partir de visita ao Parque Nacional Serra da Capivara e entrevista com a arqueóloga Niéde Guidon.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *