Em Caminhada Pedagógica, professores da rede municipal de Oeiras conhecem belezas do Piauí

Cerca de 100 professores do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) da rede municipal de Oeiras participaram, entre os dias 29 de agosto e 1° de setembro, da 2ª edição da Caminhada Pedagógica – qualificação profissional promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Intitulada “Aprendendo com as belezas do Piauí”, a formação de professores percorreu quatro cidades piauienses, com um roteiro que contemplou visitas ao Museu do Piauí e Parque Ambiental Encontro dos Rios, em Teresina; Ecomuseu Tartarugas do Delta e Museu da Vila, em Luís Correia; Memorial da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior; e Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, em Parnaíba.

A iniciativa integra os projetos Fortalecer para Crescer e Educação em Contextos, desenvolvidos pela SEMED em toda a rede de ensino, com o propósito de sistematizar as ações estratégicas relacionadas ao programa de ensino do município, investindo em formação e valorização dos profissionais do magistério, além de aprimorar as práticas e qualificar os processos pedagógicos, visando a evolução dos níveis de aprendizagem dos alunos.

“São dois projetos que coincidem no sentido de valorizar o professor, porque a valorização e formação profissional são indiscutíveis no processo de fortalecimento para o desenvolvimento da educação de Oeiras. Desenvolver implica em três premissas básicas: formação, financiamento e avaliação. Com esta Caminhada Pedagógica pela trilha da história do Piauí, estamos qualificando os profissionais e oferecendo a oportunidade de conhecer o nosso Estado. Este é um momento de fundamental importância, que conclui mais de um mês de formação continuada, que iniciamos em julho. Então, estamos investindo em pessoas, em professores e, consequentemente, nos nossos alunos e em uma Oeiras melhor, com uma educação qualidade”, argumenta a professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação.

Saindo de Oeiras no início da manhã de quinta-feira, 29, a Caminhada Pedagógica fez sua primeira parada no Museu do Piauí, localizado no Centro de Teresina. Lá, os professores tiveram contato com um acervo eclético de aproximadamente sete mil peças, entre elas, artefatos históricos, documentos e itens de relevância cultural, símbolos do artesanato piauiense e obras de arte renomados artistas piauienses.

Seguindo viagem, a equipe de professores foi a Luís Correia, no litoral piauiense, onde conheceu o Ecomuseu Tartarugas do Delta (MUDE), uma organização sem fins lucrativos, que atua no trabalho de manejo e conservação de animais marinhos e contribui para o processo de educação ambiental na região da Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba; e o Museu da Vila, um museu-escola mantido pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) que funciona em um espaço socioeducativo, localizado na Praia do Coqueiro, realizando ações e oficinas educativas, participativas e comunitárias, através da colaboração dos alunos do mestrado em Artes, Patrimônio e Museologia.

Em seguida, eles participaram de um bate-papo, que proporcionou a troca de experiências sobre as visitas aos dois museus. No dia seguinte, os docentes fizeram um passeio de catamarã pelo Delta do Rio Parnaíba, considerado uma das mais belas paisagens do Brasil. Situado entre o Maranhão e o Piauí, o Delta das Américas tem na cidade de Parnaíba sua porta de entrada e é um raro fenômeno da natureza que ocorre apenas no Rio Nilo, na África, e em Me Kong, no Vietnã.

“Essa Caminhada Pedagógica agrega conhecimentos a cada um de nós, pois nos possibilitou contato com um acervo riquíssimo tanto histórico e quanto ecológico do nosso Estado. Então, só temos a agradecer por todos os investimentos que a Secretaria Municipal de Educação tem feito para que seus docentes se capacitem e aperfeiçoem cada vez mais sua prática e, assim, enriqueça suas aulas, levando conhecimento e noção de pertencimento para cada um dos discentes. Na verdade, essa é só uma das inúmeras iniciativas que nós temos visto como incentivo para que a educação de Oeiras realmente seja de qualidade”, comenta Rute Araújo, professora da Escola Municipal Juarez Tapety.

Na viagem de volta a Oeiras, os professores conheceram o Monumento e Museu Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, onde está localizado o cemitério das vítimas da Batalha do Jenipapo, marco importante da luta do povo piauiense pela Independência do Brasil. Na oportunidade, os professores fizeram uma homenagem aos oeirenses que tombaram no combate. Depois, em nova passagem por Teresina, eles conhecem o Parque Ambiental Encontro dos Rios, onde acontece a convergência dos Rios Parnaíba e Poti.

“É muito importante esse momento que a Secretaria Municipal de Educação está nos proporcionando, pois eu, enquanto professor, estou conseguindo aprimorar ainda mais os meus conhecimentos para, posteriormente, colocar em prática no cotidiano, nas minhas aulas. Desde a nossa saída de Oeiras até o final da Caminhada Pedagógica nós passamos por vários processos de conhecimento que vão contribuir mais ainda com nosso aprendizado”, pontua Jeferson Cairo, professor da Escola Municipal Visconde da Parnaíba.

Esta foi a segunda Caminhada Pedagógica promovida pela SEMED. A primeira levou cerca de 100 professores das escolas municipais de Oeiras ao Museu da Natureza, localizado no Parque Nacional Serra da Capivara, município de Coronel José Dias, no Sul do Piauí. A visita ao complexo cultural, que remete da criação do universo até o surgimento da raça humana e seus impactos no meio ambiente, também teve o objetivo de ampliar a capacidade dos profissionais da rede municipal de ensino para o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos. 

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *