Educação promove formação de gestores em competências socioemocionais em Oeiras

“Sua tarefa é descobrir o trabalho e, então, com todo coração, dedicar-se a ele”. Motivada por esse pensamento, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promoveu, entre os dias 22 e 27 de julho, o V Ciclo de Formação de Gestores, em Oeiras. Trabalhando a temática ‘Educação em Contextos’, a formação foi destinada a todos os diretores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino.

Com a formação, a gestão municipal visa dar continuidade às ações de ensino e aprendizagem, na expectativa de formar pessoas para além de gestores, mas também líderes capazes de gerenciar pessoas e motivá-las numa perspectiva de transformação social através da valorização da vida.

Dentro da programação, os gestores das escolas participaram de um workshop sobre Liderança e Competências Socioemocionais – Criando Hábitos de Efetividade, ministrado pelo professor Cícero Santos, de São João dos Patos- MA. Outro tema abordado na formação foi a ‘Avaliação e Gestão de Resultados’, conduzido pelo professor Casemiro Campos, de Fortaleza- CE, e a ‘Gestão e Sistema de Avaliação’, apresentado pela professora Maria Luiza, de Brasília-DF.

No encontro, os profissionais refletiram sobre comunicação, liderança, empatia, tolerância, entre outras competências que podem ser fortalecidas para ampliar as realizações, tanto em nível profissional quanto pessoal. De acordo com a SEMED, a formação está relacionada com as referências mais atuais para a educação no Brasil e no mundo.

Os diretores e coordenadores também participaram de uma Caminhada Pedagógica na comunidade Várzea Tranqueira, zona rural do município. O encontro foi realizado na Escola Municipal Urbano Lixandrino e possibilitou a troca de experiências dos contextos rurais das escolas da rede.

Dentro do Ciclo de Formação, os educadores participaram de terapias integrativas, direcionadas por uma equipe multiprofissional, composta pelas psicólogas e psicoterapeutas Vera, Gabriela e Luciene. “É uma ação inovadora. A Secretaria resolveu olhar para o individual, para esse contato em um contexto mais humano, de olhar cada uma em sua singularidade, através de quatro profissionais, sendo duas psicólogas, uma terapeuta de Reiki e uma massoterapeuta. Esse apoio é desenvolvido no sentido de fortalecer esse profissional, e é isso que a secretaria está proporcionando”, relataram as profissionais. 

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *