Educação municipal e Polícia Militar firmam parceria para combate às drogas em Oeiras

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) firmou uma parceira com a Polícia Militar para implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência  (Proerd) em Oeiras. Desenvolvido pela PM, o programa visa conscientizar crianças e adolescentes para a prevenção e combate ao álcool e drogas e também orientar a família sobre como lidar com o assunto em casa.

A ação piloto já começou a ser trabalhada nas escolas municipais Júlia Miranda e Dom Edilberto Dinkelborg, onde também está implementando o PROERD Pais, reforçando da supervisão dos pais com os filhos, a fim de exercer uma atividade educacional preventiva. A ideia é que os pais estejam mais presentes na rotina dos filhos, tenham conhecimento das amizades, dos lugares que frequentam e do comportamento nas mídias sociais, por exemplo.

Após a ação piloto, a meta da Secretaria Municipal de Educação de Oeiras (SEMED) é ampliar o programa a partir do próximo ano. “Entendemos que o programa chega em um momento de grande necessidade, pois a problemática das drogas e da violência são algumas das principias mazelas que as famílias vêm enfrentando, e consequentemente respigam nas escolas”, afirma a supervisora do Núcleo da Família da SEMED, Christiany Barros.

Segunda a supervisora, o PROERD chega para fortalecer as ações educativas necessárias na construção do bom cidadão. “É um projeto de fortalecimento familiar, de união entre família e escola no combate ao uso de drogas e a violência”, enfatiza. 

Proed

O programa foi implantado no Brasil em 1992 sendo adaptado através do modelo norte-americano Drug Abuse Resiste Education (D.A.R.E), que consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes. Através do projeto, os alunos reconhecem as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

No Piauí, o Proerd está em processo de implementação em mais de 30 municípios, com atividades já iniciadas em 22 deles.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *