PIS/Pasep: termina nesta quinta (29) prazo para o saque do benefício nas agências bancárias

Nesta quinta-feira (29) termina o prazo para o trabalhador brasileiro sacar o abono do PIS/PASEP nas agências bancárias. O ministério do Trabalho informou que mais de 900 mil pessoas tem o direito ao abono no valor de R$ 880, que soma o montante de R$ 794 milhões, e ainda não efetuaram o saque nas agências bancárias.

O Ministério do Trabalho ressalta que o saque do benefício pode ser feito até o final da tarde desta quinta-feira (29) em uma das agências bancárias da Caixa Econômica Federal. Ele precisa apenas ter o cartão cidadão com a senha para retirar o valor. Após às 16h, quando se encerra o expediente bancário, o saque do PIS/Pasep pode ser feito nos terminais de autoatendimento.

O trabalhador que não conseguir sacar o abano neste dia 29 tem como último prazo a sexta-feira (30), mas apenas nas casas lotéricas, uma vez que os bancos fecham para o recesso de final de ano e retornam as atividades no dia 2 de janeiro.

Ano base

O benefício no valor de um salário mínimo tem como ano base 2014 e está disponível aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e trabalharam 30 dias com carteira de trabalho assinada e receberam no período (2014) rendimentos no valor de até dois salários mínimos.

Caso ainda restem dúvidas sobre o direito ou não se sacar o benefício, o trabalhador pode consultar de forma rápida no portal do Ministério do Trabalho. Outra informação relevante ao trabalhador é sobre a confusão que alguns agentes bancários fazem na hora de consultar o benefício do PIS/Pasep. Para evitar que isso aconteça, o trabalhador deve informar ao atendente que o abono refere-se ao ano de 2014 e não 2015, como muitos costumam pensar e fazer a consulta.

Atrasados

O prazo para saque começou em julho de 2015 e terminou em junho de 2016, porém, no fechamento do calendário, ainda restavam 1,2 milhão de saques a serem feitos. Por isso, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador ampliou o prazo de saque do PIS/Pasep até 30 de dezembro de 2016.

 

Fonte: IG

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *