Novo Mercado Municipal de Oeiras entra em funcionamento no início de março

Permissionários do Mercado Velho e feirantes foram convocados pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semic) para participar nesta segunda-feira, 20, às 9h da manhã, do sorteio das unidades comerciais do Mercado Municipal Elisabeth Sá.

Representantes da Subseção de Oeiras da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, Câmara Municipal, Emater e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) foram convidados e devem acompanhar a distribuição dos pontos.

Serão sorteados: 10 pontos de açougue, 14 de lanchonete, 34 de peixaria, 182 de frutas e verduras, 69 de cereais, 100 pontos de secos e molhados, 06 pontos de restaurante e 88 pontos para venda de produtos diversos (roupas, confecções, calçados, bijuterias e miudezas em geral).

O prefeito de Oeiras, José Raimundo Lopes, informa que o novo mercado entra em funcionamento no dia 06 de março. “Estamos ansiosos para entregar o espaço à população de Oeiras e para os seus permissionários. As pessoas que exercem atividades no Mercado Público da nossa cidade terão prioridade na ocupação daquele espaço. Foi feito todo um trabalho de conscientização sobre o melhor uso das instalações”, comenta o prefeito José Raimundo Lopes.

Zé Raimundo diz ainda que, no ato do sorteio, após identificação dos pontos de cada permissionário, será feita a assinatura de um contrato. “Com a assinatura deste contrato, os permissionários de pontos em que há a necessidade de fazer a formalização junto à Eletrobras para ligar o ponto de energia vão estar aptos a regularizar este processo. Para que no início de março, nós consigamos colocar o mercado para funcionar para toda a população de Oeiras”, acrescenta o prefeito.

O gestor explica que a distribuição de água é bancada pelo poder público municipal, no entanto, segundo ele, os pontos que utilizam um contingente maior de água terão que pagar uma taxa, especificada no contrato.

Zé Raimundo esclarece que todas as pessoas envolvidas no sorteio já foram cadastradas pela prefeitura. “Todas essas pessoas já foram devidamente identificadas, com a sua devida atividade, e já foram convocadas. Aqueles que fizeram a formação, que desempenham sua atividade em torno do mercado velho ou no mercado em si, terão oportunidade de trabalhar no novo mercado”, explana o prefeito, acrescentando que as unidades comerciais que não forem ocupadas, serão licitadas futuramente.

O prefeito informa ainda que, os permissionários estabelecidos no mercado até sua abertura, estarão isentos do pagamento de taxas nos meses de março e abril. “São os dois primeiros meses de funcionamento, tempo de acomodação, e entendemos por conceder esta bonificação”, pondera Zé Raimundo. No ato do sorteio será apresentada uma tabela contendo os valores das taxas para cada tipo de atividade.

Realizado o sorteio, os permissionários devem transferir suas mercadorias para as instalações do novo Mercado Público de Oeiras. “Para o ato de transferência do mercado velho para o novo mercado, aquelas pessoas que não tenham condições de fazer este deslocamento, nós estaremos colocando à disposição deles o transporte necessário para que seus pertences sejam levados com segurança e celeridade”, finaliza o prefeito.

Também na segunda-feira, será discutido entre a Administração e os permissionários, o horário de funcionamento do Mercado Municipal.

Novo Mercado de Oeiras é uma dos maiores obras do Piauí

Com investimentos na ordem de R$ 12 milhões, o Mercado Municipal de Oeiras é uma das maiores obras do Piauí. Contando com 521 unidades comerciais – 176 lojas de secos e molhados, 44 boxes para venda de carnes e peixes, 194 bancas de verduras, 84 lojas de confecção, e uma praça de alimentação com capacidade para alocar 14 lanchonetes – o empreendimento vai gerar cerca de 520 empregos diretos, além de aquecer a economia local atendendo a demanda de Oeiras e região.

Ocupando uma área de 41.325,42 m², o espaço recebe o nome da senhora Elisabeth Sá, mais conhecida como “Dona Lili”, proprietária de uma tradicional fábrica de doces que também recebe seu nome. Falecida em 2012, a homenagem é um reconhecimento pelos seus serviços prestados à população oeirense.

Além de fortalecer o comércio local, o Mercado Municipal de Oeiras será um dos pontos turísticos do município, além de contribuir para a conservação dos espaços históricos de Oeiras, retirando o comércio ambulante do Centro da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *