Documentário Divino do Povo é lançado na Câmara Municipal de Oeiras

O documentário “Divino do Povo” foi lançado nesta segunda-feira, 27, na Câmara Municipal de Oeiras. O curta-metragem é uma produção do Laboratório de História, Imagem e Som (LAHIS) do Campus Oeiras do Instituto Federal do Piauí – IFPI, sob a coordenação dos professores Marluce Morais e Fábio Lopes.

Na oportunidade, os vereadores tiveram a oportunidade de assistir ao filme, que retrata a Festa do Divino e a devoção do povo oeirense ao Divino Espírito Santo. A exibição do documentário também contou com a participação do historiador Júnior Vianna, que participa da produção audiovisual.

Na sessão, o vereador Espedito Martins, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, destacou o papel da Casa Legislativa no fomento à cultura oeirense, destacando a aprovação do projeto de lei que cria o Fundo Municipal de Cultura – iniciativa que patrocina ações e projetos culturais na cidade.

A professora Marluce Morais pontua que o filme tem mídia física e, após a sequência de lançamentos, será cópias doadas a diversas instituições educacionais e culturais da cidade. “Oeiras precisa ser falada. Não só a tradição religiosa, tem os bandolins, grupos musicais, de teatro. Essa cidade é pura cultura. Aqui em Oeiras ela pulsa”, enfatiza a professora.

Câmara Municipal de Oeiras aprova projetos e inicia recesso parlamentar

Em sessão extraordinária, realizada na manhã desta terça-feira, 28, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que autoriza a abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente do município de Oeiras.

O projeto de lei da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2023 também foi aprovado durante a sessão. A LDO estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte, disciplinando o equilíbrio entre as receitas e as despesas e indicando prioridades para as contas públicas do município.

Após a votação dos projetos, a Câmara Municipal de Oeiras entrou em recesso parlamentar e retornará às atividades no plenário, no dia 1º de agosto.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *