Historiador Júnior Vianna é empossado e Instituto Histórico de Oeiras ganha nova sede

Professor Júnior Vianna toma posse na presidência do IHO; Foto: Jônatas Valentim

O Instituto Histórico de Oeiras ganha nesta segunda-feira, 23, uma nova sede. Criada há 45 anos, a entidade, antes abrigada no prédio do Museu de Arte Sacra, será instalada no Solar das 12 Janelas. A cerimônia de instalação da nova sede do IHO contará com a presença do governador Wellington Dias e faz parte da agenda comemorativa do aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil e do Tricentenário da Primeira Capital.

No último sábado, 21, tomou posse a nova diretoria do Instituto, para o biênio 2017-2018. O IHO passa a ser presidido pelo professor e historiador, Júnior Vianna. “Ao ser eleito para presidir o Instituto Histórico de Oeiras, recai sobre mim um desafio, uma responsabilidade de fazer mais pelo IHO e não decepcionar aqueles que acreditam em mim. Assumo a presidência deste sodalício, não por vaidade, mas por saber que posso, junto aos que dele fazem parte e de tantos outros oeirenses, cumprir com os seus objetivos apregoados a mais de quatro décadas”, destacou o novo presidente, em seu discurso.

Instituto Histórico de Oeiras passa a ser sediado no Solar das 12 Janelas; Foto: Melício Carvalho

 

 

Além de Júnior Vianna, a nova diretoria do IHO é formada por: Maria do Espirito Santo Rêgo (vice-presidente), José Gonzaga Carneiro (segundo vice-presidente), Isabel Cristina de Carvalho (secretária-geral), Edson Josué (segundo secretário), Maria do Socorro Rêgo (arquivista), Francisca Inês dos Santos Martins (tesoureira) e Inácia Rodrigues (oradora).

Durante a solenidade, foi lançada a 20ª edição da Revista do IHO, apresentada pelo médico e historiador Dagoberto de Carvalho Júnior, que em seu pronunciamento ressaltou a importância cultural e literária do periódico para a sociedade piauiense e oeirense. O evento também contou com a participação da cantora Kariny Santos e apresentação do estudante Vanderson Brito, recitando o poema do oeirense Nogueira Tapety.

A cerimônia de posse aconteceu no Cine Teatro e reuniu diversas autoridades, entre elas: o prefeito José Raimundo Lopes, o Coordenador Estadual de Fomento a Irrigação no Piauí, B.Sá, o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Francisco Guedes e o escritor Dagoberto de Carvalho Júnior, um dos fundadores do Instituto Histórico de Oeiras.

O Instituto Histórico de Oeiras foi fundado em 6 de janeiro de 1972 para guardar a cultura, preservar tradições, valorizar a memória e a história da cidade.

Share via
Jadson Osório

Repórter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *